Um grupo de professores de escolas públicas de São Miguel do Iguaçu e outros cinco municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu (PNI) participaram nesta quinta-feira (13), no Sindicato Patronal do município, do segundo módulo do curso Educação Ambiental em Unidades de Conservação – 2013. A formação faz parte do Programa de Educação Ambiental do PNI – Escola Parque.
Na ocasião, o analista ambiental do Instituto Chico Mendes (ICMBio MMA) e chefe da Reserva Biológica das Perobas, Carlos Alberto Ferraresi De Giovanni, ministrou o módulo que teve por objetivo trabalhar a importância da comunicação interpessoal e interlocução entre emissor e receptor, além do planejamento voltado a elaboração de projeto. “Os professores estão em contato direto com o público e precisam desse retorno da comunicação para que seus alunos se tornem multiplicadores do assunto educação ambiental e repliquem isso em casa, em seu micro habitat”, explicou Carlos Alberto.
O projeto será desenvolvido pelos professores em suas escolas ou com a comunidade até novembro e apresentado durante seminário de encerramento do curso no final do ano. Conforme a responsável pela Escola Parque e analista ambiental do ICMBio, Mariele Muncciatto Xavier, o objetivo é trabalhar o tema PNI e educação ambiental com a rede municipal de ensino.
Para a professora Sandra Regina de Castro, da Escola Henrique Ghellere, o maior ganho com o curso, além da formação, é o conhecimento da realidade do município. “O nosso trabalho não nos permite sair de sala de aula e com o curso estamos conhecemos essa grande riqueza que temos aqui, que é o Parque Nacional do Iguaçu. O projeto será um desafio e irá levar um novo horizonte aos alunos, fazendo com que eles também conheçam a nossa realidade local e aprendam mais sobre educação ambiental”, disse Sandra.
Segundo a coordenadora pedagógica da Sala Verde, Leonice Lenz, São Miguel do Iguaçu participa pelo terceiro ano consecutivo desta formação, sempre com professores de diferentes áreas. “Objetivamos levar a diferentes públicos o conhecimento sobre a riqueza do Parque Nacional do Iguaçu, que é por muitos visto apenas como as Cataratas, esquecendo que ele tem uma história que precisa ser vista e estudada, principalmente no ensino com o olhar pedagógico”, disse Leonice.
O município conta com oito participantes que irão desenvolver dois projetos, um direcionado diretamente a comunidade lindeira ao Parque e outro com a comunidade escolar e público em geral.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
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