Durante todo o dia da última sexta-feira (30), os profissionais da saúde de São Miguel do Iguaçu, sendo eles, agentes comunitários, técnicos de enfermagem, enfermeiras, médicos e a equipe do NASF, receberam uma capacitação da APSUS (Atenção Primaria à Saúde), sobre a saúde mental.   

Essa capacitação vem acontecendo por etapas, em todo o território estadual, envolvendo mais de 30 mil profissionais da saúde. De acordo com a coordenadora das oficinas APSUS, Aldamira Affornalli São Miguel está na etapa final. “Estamos na oitava etapa com o tema: saúde mental. Essas capacitações acontecem para reverter em beneficio à população e aos profissionais da saúde, que atendem melhor seus pacientes”, relata Aldamira.

As oficinas que iniciaram em 2011, tratavam sobre os seguintes temas: Oficina de Rede, Oficina de Território, Doenças cardiovasculares, Tuberculose e Dengue, Mãe Paranaense (saúde materna e infantil). A próxima capacitação acontece em agosto, com o tema: Saúde do Idoso.

A médica do CAPS, Elda Menezes conta que a questão da saúde mental é uma realidade diária de todos os médicos e enfermeiros. “Há uma grande prevalência de pessoas que tem algum problema de emoção, pessoas deprimidas, vários graus de depressão, por isso é uma realidade. Então temos que saber como lidar com a saúde mental”.

Elda relata que a maioria dos pacientes atendidos no CAPS, felizmente não são casos graves. “Alguns pacientes estão sendo atendendo nas Unidades Básicas de Saúde, mas isso é um privilégio de São Miguel, pois o mundo inteiro sofre com as questões de depressão”, finaliza.

 

 


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Tallini Klassmann

Atualizado às 14:03


Compartilhe

Google+