A Secretaria de Educação de São Miguel do Iguaçu realizou nesta sexta-feira (17) a fase municipal da I Conferência Nacional de Educação – CONAE. Trabalhadores da Educação, gestores e representantes de demais segmentos da sociedade debateram diversos pontos sobre a política educacional brasileira. O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Luiz Antonio Klajn, representou o prefeito Claudio Dutra na abertura do evento.

As conferências visam contribuir para o desenvolvimento da Educação a partir da garantia de ampla participação e envolvimento social, e acontecem a cada quatro anos como instrumentos de gestão educacional desde 2008, quando ocorreu a CONEB (Conferência Nacional de Educação Básica).

Segundo a secretária de Educação, Marli Frasson Possamai, essa edição é uma pré-conferência para a do próximo ano. “Tratamos os rumos e discutimos metas para a educação, pois a mesma gera o Município, o Estado e o País. A CONAE vem para contribuir com o melhor desenvolvimento da nossa educação e o nosso município não poderia ficar de fora dessas discussões, pois a atual gestão se preocupa com essa área e busca fazer o melhor para a população”, apontou Marli.

A fase municipal da CONAE trabalhou os seguintes eixos temáticos: educação e diversidade, justiça social, inclusão e direitos humanos; educação, trabalho e desenvolvimento sustentável; cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; gestão democrática, participação popular e controle social; valorização dos profissionais da educação, formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; financiamento da educação, gestão, transparência e controle social de recursos.

As propostas levantadas na conferência serão levadas à fase estadual e, posteriormente, à Brasília na etapa nacional em fevereiro de 2014.