O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu vem investindo constantemente em capacitação de seus servidores, visando prestar o melhor atendimento à população. Na última semana foi a vez de profissionais da área da Saúde. Eles participaram de uma oficina em Curitiba voltada ao atendimento de gestantes e crianças, com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.
O municcípio de São Miguel foi representado por uma enfermeira, uma agente comunitária de Saúde e uma gestora da Secretaria de Saúde, que irão repassar aos demais profissionais os conhecimentos adquiridos.
A oficina Gestão da Rede Mãe Paranaense possibilitou aos participantes compreender os fundamentos, seu mapa estratégico, a estratificação de risco das gestantes e das crianças, entre outras informações. Cada profissional médico, enfermeiro, agente comunitário de saúde e gestor público recebeu uma oficina direcionada à sua área.
A diretora de Saúde do Município, Luciane Coelho, afirmou que a capacitação trouxe ideias para um novo trabalho de interação do corpo clínico com os pacientes. “O grande benefício desse acolhimento é a prevenção de problemas de saúde e a proximidade com a população”, avaliou.
A gestora, que representou a secretária de Saúde, Maria Elisabete de Borba, disse que a proposta principal da oficina, e que será trabalhada pelos profissionais de Saúde do Município, é o acolhimento e a busca ativa de gestantes, com o objetivo principal de reduzir a taxa de mortalidade materno-infantil e garantir a saúde das gestantes, mães e crianças.
Rede – A Rede Mãe Paranaense, do Governo do Estado, é um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento no pré-natal, com no mínimo sete consultas, a realização de 17 exames, a Estratificação de Risco das gestantes e das crianças, o atendimento em ambulatório especializado para as gestantes e crianças de risco, a garantia de parto por meio de um sistema de vinculação ao hospital conforme o risco gestacional.
De acordo com dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), em 2012 nasceram no Paraná 152.863 crianças e estima-se que foram atendidas 167.885 gestantes.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter