O Governo do Estado lança nesta terça-feira (23) o Bom Negócio Paraná em São Miguel do Iguaçu. O programa assegura capacitação gratuita e crédito barato para micro e pequenos empresários. Outras quatro cidades da região também iniciam o programa esta semana.

Em funcionamento em mais de 65 cidades paranaenses, o Bom Negócio Paraná tem como meta beneficiar 60 mil micro e pequenos empreendimentos formais e informais com receita bruta de até R$ 2,4 milhões por ano. Os juros estão entre os mais baixos do país e variam de 0,55% a 1,02% ao mês. Os empréstimos são feitos pelo Banco do Empreendedor, da Fomento Paraná. Quanto mais capacitado o empreendedor, menores são os juros.

Conforme o secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Luiz Antonio Klajn, com a implantação do Bom Negócio no município, os pequenos empresários terão a oportunidade de se capacitar e acessar crédito para capital de giro e outros investimentos. “Eles poderão investir em suas atividades com juros mais baratos do que em qualquer outro empréstimo. E também será um incentivo para aquele que está pensando em abrir seu negócio”, destaca.

Crédito e capacitação – O programa atende empreendedores informais, individuais, sociedades empresariais, sociedades simples, arranjos produtivos locais e cooperativas de produção, de serviços e de trabalho. As faixas de financiamento variam de R$ 1 mil a R$ 300 mil, de acordo com a capacidade de cada empresário.

A capacitação gratuita é feita por meio de parcerias com entidades empresariais e com as universidades estaduais. São cursos nas áreas de empreendedorismo e projeto de vida, gestão de negócios, gestão de pessoas, gestão financeira, gestão comercial e gestão estratégica. Cada curso terá 66 horas, distribuídas ao longo de 22 dias.

O Bom Negócio é uma parceria do Governo do Paraná com diversos órgãos, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), sindicatos, instituições financeiras e prefeituras.

Lançamento do Bom Negócio em São Miguel do Iguaçu
Data: 23/04/2013 (terça-feira)