O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Agricultura, iniciou no último ano o desenvolvimento de um programa de incentivo para pequenos produtores rurais do município, realizando o corte e transporte gratuitos de silagem.

Ao longo de 2022 foram atendidos 99 produtores, que tiveram 424 hectares de milho cortados, totalizando um investimento aproximado de R$438 mil por parte do Governo Municipal.

O programa, que é inédito no município, abriu credenciamento para munícipes que tenham os maquinários necessários realizarem o serviço e credenciou 13 interessados de várias regiões do município que estiveram aptos a atender os protocolos dos produtores. Esses credenciados receberam o pagamento integral da prefeitura após realizarem o corte e transporte, não sendo necessário nenhum pagamento por parte do produtor.

‘Ano passado fizemos uma espécie de um teste para ver se daria certo e foi um verdadeiro sucesso. Pudemos beneficiar os pequenos produtores com esse serviço gratuito e também quem tem os maquinários, movimentando nossa economia e atingindo muitos munícipes’, exaltou o secretário de Agricultura, Marcelo Alexandre.

E neste ano o programa continua atendendo a comunidade são-miguelense. ‘Nesta época de safra de verão a demanda é menor e a falta chuva atrapalhou bastante, mas estamos atendendo alguns pedidos’, relatou o secretário.

Ele destacou ainda que neste ano o programa vai continuar, inclusive, com algumas melhorias. ‘Como a maioria dos contratos vence antes do novo período de maior procurar, que é do milho safrinha, vamos realizar um novo credenciamento com alguns ajustes que vão proporcionar melhores condições de atender nossos produtores’, explicou.

Para ser beneficiado, o produtor precisa fazer um protocolo diretamente na secretaria de Agricultura, que vai analisar a situação do solicitante, se ele se enquadra no programa ou não, e autorizar a realização do serviço. ‘Analisamos todos os protocolos e respeitamos a ordem e a situação de cada uma das solicitações’, disse Marcelo Alexandre.

Caso o produtor tenha alguma dúvida quanto ao desenvolvimento deste ou outro programa desenvolvido, pode procurar a secretaria para esclarecimentos. ‘O munícipe pode ligar ou mandar uma mensagem via WhatsApp para o número 3565-8122 ou vir diretamente aqui no Paço Municipal que esclarecemos qualquer situação, estamos de portas abertas para a comunidade’, destacou o secretário.