O Programa aquaIGUAÇU juntamente com a Escola Parque iniciaram em 2012 o projeto Conhecendo os Rios do Parque – Rio Represinha, em São Miguel do Iguaçu. O objetivo é realizar o monitoramento da qualidade da água deste rio que adentra no Parque Nacional do Iguaçu, buscando subsídios para definições de programas de acompanhamento, estratégias de manejo, práticas conservacionistas e o desenvolvimento de maior percepção e consciência ambiental da população do entorno desse rio.

 

O termo de parceria entre o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) e a Prefeitura de São Miguel do Iguaçu, para a continuidade do projeto em 2013, deve ser assinado este mês.

 

Ainda em fevereiro, a secretária municipal de Educação, Marli Frasson Possamai, participou de uma reunião sobre o alinhamento do projeto, onde estiveram presentes a coordenadora da Escola Parque, Mariele Mucciatto, a técnica e a laboratorista do Programa aquaIGUAÇU, respectivamente, Yolanda Oliveira e Fernanda da Silva, a facilitadora da Sala Verde do município, Leonice Lenz, e o diretor da Escola Dom Pedro II, Elcio Rosas.

 

As ações de monitoramento das águas buscam conhecer a qualidade do material que entra no Parque a partir dos afluentes do Rio Iguaçu. O projeto pioneiro na região é desenvolvido no distrito de São Jorge, com a participação de alunos do Ensino Médio da Escola Dom Pedro II e em parceria com proprietários de algumas áreas que margeiam o Rio Represinha, naquele distrito.

 

Para a secretária de Educação, o ensino não se restringe a sala de aula. “Iniciativas como estas mostram o quanto é importante e eficaz o envolvimento dos alunos na prática da educação ambiental, buscando conhecer a realidade local e, junto com parceiros e poder público, apontar e encontrar soluções que preservem as nossas riquezas naturais”, apontou Marli Frasson.

 

Resultados – Dentre as ações do projeto foram realizadas palestras, treinamentos sobre a utilização dos kits de análises físicas, químicas e microbiológicas, saídas a campo e coleta de água, visita à Ecotrilha de Céu Azul e apresentação dos resultados para a comunidade, escola, autoridades e envolvidos.

 

A proposta para 2013, de acordo com Yolanda Oliveira, é continuar monitorando outro ponto do rio, trabalhar a educação ambiental com os alunos e buscar soluções para os seis pontos críticos na microbacia do Represinha, apontados pelas 12 coletas realizadas.

 

Conforme o relatório do projeto, foram detectados problemas como assoreamento, desvio do curso d’água, falta de mata ciliar, erosões e voçoroca em uma nascente.

 

 

Assessoria de Comunicação


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