A Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, em parceria com a Polícia Militar do Paraná, lançaram na tarde de ontem (08), o projeto Formando Cidadão.

A solenidade de abertura foi realizada no CTG Querência Amada, contando com a participação do Prefeito Claudio Dutra, acompanhado pela esposa e Secretária de Assistência Social, Serli dos Reis Dutra, o vice-prefeito Mauro Remor, o Capitão Damião Enéas dos Santos, o Coronel de Francisco Beltrão César Sebastião da Silva, a Coordenadora do projeto Formando Cidadão de Francisco Beltrão, Vera Witt e demais autoridades.

VEJA TODAS AS FOTOS AQUI

O Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e da Secretaria da Segurança Pública, por meio do comando da Policia Militar, tem como proposta a implantação do projeto Formando Cidadão nas unidades da Polícia Militar, e São Miguel do Iguaçu foi contemplado ontem, sendo o primeiro município da região oeste do Paraná a implantar esse projeto.

A primeira turma do Formando Cidadão, começa com 15 adolescentes com idade de 12 a 17 anos, jovens que foram selecionados a cargo do CRAS. O projeto será articulado com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF/CRAS. As atividades acontecerão no contra-turno escolar, três vezes na semana no Citel.

Para Claudio Dutra esse projeto é uma forma de prevenção. “Essas crianças que vão participar do Formando Cidadão, não vão estar mais nas ruas, elas ocuparão o tempo livre para aprender coisas novas, juntamente com o Instrutor Militar Soldado Adaltro de Góes. Acredito que é um ótimo trabalho para o nosso município”, salienta o prefeito.

Adaltro, Instrutor Militar, explica como serão as atividades. “Serei o educador desses jovens, vamos trabalhar com disciplina e ordem unida. Eles vão ter curso de informática, educação física, música, teatro, noções militares, reforço escolar, trabalho em horta e cozinha, noções de primeiro socorros, ensino religioso, além de palestras ministradas por Policiais Militares e profissionais voluntários”.

A Secretária Serli dos Reis Dutra, se diz contente com o lançamento desse projeto. “Iniciamos com 15 meninos, mas já estamos pensando em aumentar o número de alunos e de aulas. Quero parabenizar a todos os envolvidos por esse projeto, aos pais dos adolescentes, aos nossos parceiros da Polícia Militar e empresas. O município só tem a ganhar com um projeto desse porte educacional”.

Já a Coordenadora Pedagógica, Janete Crizizanoski, lembra que o projeto é essencialmente de caráter preventivo destinado a adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “O Formando Cidadão, proporcionará melhor qualidade de vida a estes adolescentes, estimulando à permanência na escola, na família e ao convívio na sociedade”.

Os alunos que fazem parte do projeto Formando Cidadão na cidade de Beltrão estiveram presentes na solenidade, e apresentaram um pouco das atividades desenvolvidas.

Representantes de Medianeira, Foz do Iguaçu e Itaipulândia também estiveram presentes no lançamento do projeto e ficaram interessados a implantar esse método educacional em suas cidades.

Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR

Públicado às 16h04