Proporcionar mais saúde e qualidade de vida, com foco na prevenção. Este é o objetivo principal do projeto Saúde em Movimento "Um Ato de Amor à Vida", da Secretaria de Saúde de São Miguel do Iguaçu. Desde o seu lançamento, no final de maio, a equipe do projeto já percorreu 18 localidades e conta com mais de 630 inscritos, com idade superior a 20 anos.

 

As atividades visam estimular e conscientizar a população sobre a importância da prática de atividades físicas, alimentação saudável e vida social ativa para melhorar o bem estar físico, mental e social de cada pessoa. O projeto atende a população a cada 15 dias. São grupos que se reúnem nos salões ou praças dos bairros ou comunidades, onde cada usuário tem acompanhamento nutricional, com atendimento individual e em grupo, incluindo palestras, dinâmicas, exames laboratoriais, dicas de reaproveitamento de alimentos, informações sobre alimentação saudável.

 

Durante os encontros também são realizadas atividades físicas como caminhada, alongamento, ginástica, dinâmica, dança, brincadeiras que resgatam a autoestima e técnicas de respiração para relaxar. Os grupos também fazem visitas e usam as academias ao ar livre, com orientação de como utilizar cada aparelho corretamente. Os participantes do projeto ainda recebem palestras sobre doenças, abordando a forma de evitá-las, tratamento, dicas de como viver bem, com saúde e qualidade de vida.

 

Segundo a coordenadora do projeto, Thiarliane S. Schwanck dos Santos, serão promovidos passeios entre as comunidades, e a pontos turísticos da região e do município. As datas comemorativas da área da saúde terão eventos com foco educativo e preventivo.

 

“A saúde em nosso município não está trabalhando somente com a atenção básica, como também com a atenção primária, que está ligada a prevenção. Prevenir ainda é o melhor remédio,” ressaltou Thiarliane.

 

A moradora Maria Jessi da Silva, do Assentamento Antonio Companheiro Tavares, já começou a mudar seus hábitos. “Aprendemos a nos alimentar bem e viver o dia a dia com mais saúde. Espero que esse projeto continue por muitos anos e que mais pessoas participem, pois me sinto muito bem aqui”.

 

Locais de atendimento – As inscrições continuam até o dia 30 de julho. Os interessados podem procurar a unidade de saúde mais próxima ou sua agente comunitária de saúde.

 

O projeto Saúde em Movimento está na UBS Central, PSF Santa Rosa, PSF São Jorge, PSF Panorama, PSF Santa Catarina e PSF Gaúcha.

 

Lançamento – Uma caminhada pelo Centro da cidade no dia 29 de maio marcou o lançamento do Saúde em Movimento. O evento contou com a participação dos agentes comunitários de saúde, enfermeiras, dentistas, auxiliares odontológicos, alunos do colégio Parigot de Souza, o vice-prefeito Mauro Remor e a secretária de Saúde, Maria Elisabete de Borba.


Compartilhe

Google+