A cidade de São Miguel do Iguaçu está mais próxima de ter um Pronto Atendimento inteiramente público, a cada dia que passa.
No início desta semana, o prefeito Claudio Dutra, seu vice Maurão Remor e a Secretária Municipal de Saúde, Maria Elisabete de Borba, estiveram em Curitiba onde reuniram-se com Ratinho Júnior, Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, buscando recursos complementares para a construção do Pronto Atendimento Municipal.
De imediato, na manhã desta quinta-feira (9), o Secretário de Estado enviou dois representantes do Paraná Cidade que orientaram a comissão formada para cuidar dos procedimentos e documentos necessários, e formalizar a operação de crédito. “Recebemos a orientação do nosso secretário, Ratinho Júnior, de virmos até aqui para atender o município quanto ao financiamento parcial da obra do Pronto Atendimento. Transmitimos à comissão os documentos necessários para o início do processo”, explicou o coordenador regional do Paraná Cidade, João André Sarolli.
O valor financiado será de R$ 1,7 milhão que, somado ao recurso de R$ 1 milhão já conquistado pelo prefeito Dutra por meio da Secretaria de Estado da Saúde, totalizará R$ 2,7 milhões, necessário para a obra. “A aprovação de todo esse processo vai depender do Tesouro Nacional. Todo financiamento de órgão público precisa da aprovação do Tesouro, nem que o município queira financiar 10 reais,” exemplificou João.
“O Pronto Atendimento está sendo visto com bons olhos em todo o Estado. Ele deixou de ser uma preocupação nossa, mas também dos deputados que representam a nossa região. O próprio Ratinho Júnior falou que é uma bandeira sua, já que é um projeto que visa atender unicamente a população de São Miguel do Iguaçu,” destacou Maria Elisabete de Borba, Secretária Municipal de Saúde.
Segundo ela, o projeto da construção da unidade já está aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Corpo de Bombeiros. “Isso é um passo avante para a agilidade do processo e nós temos metas e objetivos para cumprir. Determinamos uma data para a entrega desta documentação à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e, da mesma forma, uma data para a devolução,” disse Bety.
A Secretária fez questão de reiterar que os vereadores de São Miguel já sinalizaram estar favoráveis à aprovação do financiamento. “Eles estão reconhecendo a utilidade de um Pronto Atendimento, um local com espaço físico adequado para o atendimento à população. Queremos agradecer a parceria da Câmara de vereadores neste governo, já que em tudo o que solicitamos fomos atendidos com êxito”.
Para o prefeito, este é o resultado de suas visitas à Capital e ele espera o aval da Câmara de Vereadores. Durante a reunião, Dutra pediu dedicação das equipes responsáveis pelo processo. “Pedimos a todos os secretários e diretores que se empenhem neste projeto para que possamos, o mais rápido possível, solucionar os problemas da nossa saúde,” afirmou.
“Esta será uma das obras mais importantes para a cidade. Estamos na reta final do planejamento e em breve teremos um Pronto Atendimento, para o município e para o nosso povo”, reiterou o vice-prefeito, Maurão Remor.
Nos próximos dias, a Câmara de Vereadores deve realizar uma sessão extraordinária para aprovar a lei que autoriza a contratação do financiamento. Depois, o projeto segue para aprovação na Secretaria de Estado da Saúde e, posteriormente, será publicado o edital de licitação da empresa que fará a obra, que deve iniciar-se no mês de julho.
A expectativa de entrega do novo Pronto Atendimento é de um ano, com acompanhamento e fiscalização das Secretarias de Estado da Saúde e de Desenvolvimento Urbano. O Pronto Atendimento Municipal terá 1492m² de área e será construído no terreno do antigo pátio de máquinas do Município.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
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