Apensar do grande volume de chuva que caiu na região entre os dias 30 e 31 de dezembro de 2014 (quase 150 milímetros), o público compareceu no Terminal Turístico de Balneário Ipiranga, em São Miguel do Iguaçu. A chuva parou por volta das 16:00 horas e a queima de fogos e show musical aconteceram conforme  programado.

A secretária de Cultura, Esportes e Turismo, Catiuscia Milioli Presa, avaliou a virada de ano na Prainha de São Miguel. Quase cinco mil pessoas, entre são-miguelenses e turistas, se deslocaram até a Prainha para assistir à queima de fogos que durou de sete a oito minutos. A festa contou também com show musical com a dupla Jonas e Renan.

Segundo a secretária, nenhum incidente foi registrado no terminal durante a passagem de ano, nem desde a abertura da temporada. O prefeito Claudio Dutra designou a Guarda Municipal para fazer a segurança permanente do balneário. Uma ambulância da Secretaria Municipal de saúde também fica de prontidão para atendimentos de emergência. O Estado enviou salva-vidas e equipe de mergulho, equipada com bote, para garantir a segurança dos banhistas. A equipe de mergulho da atenção prioritária para a Prainha de São Miguel por ser a que mais tem volume de água. A Polícia Militar faz patrulhamentos rotineiros e informou não registrou graves ocorrências no local.

Catiuscia Milioli Presa elogiou o trabalho dos servidores da prefeitura que colaboraram na conservação e cobrança das taxas de utilização do terminal. “Fizemos um excelente trabalho. Vimos muitos veranistas contentes e satisfeitos com atendimento. Temos uma área de camping muito boa, inclusive uma reportagem da RPC TV mostrou isso, com muitos elogios dos visitantes”, pontuou a secretária.

Semanalmente o IAP divulga o boletim de balneabilidade que mostra a qualidade de água da Prainha. Todos os cinco boletins já publicados provam que a água da Prainha de São Miguel é própria para banho. “Isso nos motiva a trabalhar sempre mais para atender bem a população”, disse Catiuscia.

A secretária informou que outras manutenções estão programadas para serem feitas no terminal até o término da temporada. Agora, equipes estão realizando a manutenção e pintura do parquinho infantil.

Atrações – Já estão confirmadas duas competições para a temporada. No segundo final de semana do mês de fevereiro (dias 07 e 08) haverá um campeonato de futebol de areia no terminal, promovido pela RPC TV. A Prainha também receberá as atividades recreativas do projeto Verão Paraná, do Governo do Estado. A data do Verão Paraná ainda não foi informada pela Secretaria de Estado dos Esportes.

Na véspera do Natal, o Papai Noel visitou o balneário. Ele passou de barraca em barraca, felicitando os campistas e distribuindo doces para as crianças.

Josnei Wolfart – MTE 10.009/PR