A secretária de Assistência Social de São Miguel do Iguaçu, Serli dos Reis Dutra, empossou na quarta-feira (27) os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). São, no total, 44 conselheiros municipais, representantes governamentais e de entidades não governamentais que desempenham um importante papel na discussão e aprovação das deliberações referentes à Política Municipal de Assistência Social.
Na ocasião, a equipe técnica de apoio aos Conselhos levou para discussão os seguintes assuntos: proposta de aumento no valor do auxílio funeral, novos itens para o auxílio alimentação, retomada de atividades do CITEL – Centro Integrado de Trabalho, Esportes e Lazer, composição de equipes CRAS e CREAS, Plano de Aplicação do Lar dos Idosos, Programa Segundo Tempo, contratação em caráter de urgência de psicólogas para composição de equipe de referência do CRAS e CREAS, retomada de atividades do Projovem Adolescente, proposta de aplicação de recursos do Fundo Nacional de Assistência Social – FNAS, aprovação do Plano Individual de Atendimento – PIA (Casa Abrigo / CREAS), e aprovação de calendário de reunião dos Conselhos.
Conforme exposto pelas técnicas da Assistência Social, em 2012 foram concedidos 44 auxílios funerais e uma média de 40 auxílios alimentação/mês (cestas básicas). O reajuste do primeiro benefício é uma indicação do vereador Edson Ferreira, que justifica ser insuficiente o valor repassado atualmente pelo auxílio, correspondente a R$ 200,00 para cobrir as custas de um funeral. A proposta de R$ 500,00 para o auxílio funeral está em verificação de dotação orçamentária.
Já o auxílio alimentação teve um acréscimo nos itens de produtos alimentícios e de higiene pessoal, garantindo, com isso, melhor atendimento às necessidades básicas dos usuários dessa política. Este é um benefício eventual concedido a pessoas que se enquadram nos critérios regidos pela Lei Municipal 1.730/2005, aprovados pelo Conselho Municipal de Assistência Social.
Dos assuntos em pauta, todos foram aprovados. Para a secretária de Assistência Social, que também é conselheira, a primeira reunião do ano demonstrou entrosamento entre os conselhos. “Todos estão animados e com muita vontade de trabalhar, acreditando nas boas e novas propostas de trabalho e nos resultados que serão colhidos. Os assuntos aprovados pelos conselhos são extremamente importantes, pois vêm ao encontro das necessidades dos usuários da Assistência Social”, enfatizou Serli dos Reis Dutra.
Assessoria de Comunicação
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter