A Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de São Miguel do Iguaçu realizou na noite de quinta-feira (11) a 1ª Conferência Municipal de Cultura, no Centro Cultural Avelino Antônio Vieira. Participaram dos debates representantes de movimentos culturais e da sociedade civil organizada.

Durante o evento, os participantes discutiram a implementação do Sistema Nacional de Cultura, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais, e cultura e desenvolvimento econômico.

O presidente da Câmara, Edson Ferreira, aproveitou a oportunidade para destacar os projetos que estão sendo desenvolvidos Departamento de Cultura e a diversidade cultural do município. “São Miguel possui uma mistura de raças, etnias e culturas, que agrega valores para a comunidade. Precisamos fomentar ainda mais essas questões, por isso a importância de se discutir este assunto”.

Ao declarar aberta a Conferência, a secretária de Cultura, Esportes e Turismo, Catiuscia Milioli Presa, disse que as propostas sugeridas serão direcionadas ao município e serão desenvolvidas em curto, médio e longo prazo. “Queremos valorizar a nossa arte, os nossos artistas, a cultura local, que são muito importantes para nós”, comentou a secretária, afirmando que todos os participantes demonstraram o seu comprometimento com a cultura do município.

Os delegados eleitos para a Conferência Estadual, que será realizada na cidade de Guarapuava em setembro, são representantes da sociedade civil e governamental e irão levar as propostas levantadas na etapa municipal.

O evento contou ainda com uma palestra do produtor cultural Juca Rodrigues e também trouxe apresentações do grupo Municipal Espaço da Dança e da Banda Municipal.

Estiveram presentes na Conferência a secretária de Educação, Marli Frasson Possamai, o subprefeito do distrito de São Jorge, José da Rosa Filho, o cacique da Aldeia Tekoha Ocoy, Daniel Alves, e a líder da comunidade Quilombola, Aurora Correa.