A Comunidade Indígena Avá-Guarani Tekohá Ocoy, de São Miguel do Iguaçu, realizou na manhã desta terça-feira, 26, a abertura da 20ª Semana Cultural Indígena, evento que conta com o apoio do Governo Municipal e Itaipu Binacional e segue até sexta-feira, 29, com diversas atrações nos períodos da manhã e tarde.

No cerimonial de abertura, que contou com a presença de alunos de diversas escolas do município e da região, autoridades, lideranças indígenas e comunidade em geral, o grande destaque foi a apresentação do coral indígena, que apresentou cânticos e danças da cultura Avá-Guarani.

A diretora da Escola Estadual Indígena Teko Ñemoingo, Marli Takua Poty Ju Alves, contou que a elaboração da programação teve a ajuda de toda a equipe da escola e da comunidade. “Vamos ter uma vasta programação nessa semana com apresentações culturais, exposição de fotos contando a cultura e a origem da comunidade, comida típica, artesanato, entre outros”.

Para o cacique Silvano Tupãvera Sentorian é uma alegria e satisfação à realização desse evento depois de dois anos paralisado por causa da pandemia da Covid-19. “Venham nos visitar e conhecer nossa rica cultura”.

A Escola Municipal Pequeno Príncipe compareceu no evento com os alunos do 5º ano e a professora Jane Maria Seibert Zulian contou que há conteúdo indígena ministrado em sala de aula. “Estamos aproveitando para complementar esse conhecimento conhecendo de perto a tradição e a cultura dessa comunidade”.

O Colégio Cívico-Militar Tancredo Neves, de Medianeira, também marcou presença na abertura com seus alunos do 9º ano. Segundo a professora Ângela Royer, há um projeto na escola denominado ‘Consciência Indígena’ que vem de encontro à Semana Cultural da comunidade. “É preciso conhecer essa cultura para poder respeitar e admirar”.  A aluna Larissa Ribeiro Colpani foi pela primeira vez na aldeia e ficou impressionada. “O local é maravilhoso e a comunidade muito acolhedora”.

O representante da Itaipu Binacional, Ronaldo Juliano Pavlak, disse que a Semana Cultural Indígena representa todo um processo realizado pela Itaipu que é de valorização e manutenção dessa cultura. “É um papel importante desempenhado pela hidrelétrica em toda sua história”.

O professor de História das Sociedades Indígenas na América Latina, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, Clovis Antonio Brighenti, salientou que a Semana Cultural é um momento de história e de relações entre os povos. “O povo Guarani ao longo da história fez isso com muita maestria, ou seja, se relaciona bem com todos”. Atualmente dezesseis guaranis estudam na Unila e mais três vão iniciar os estudos no semestre que vem.

Estiveram prestigiando a abertura do evento o prefeito Boaventura Motta; o vice, Claudio Rodrigues; o presidente da Câmara Municipal, Raulique Farias; os secretários Marcelo Castro (Administração); Valcir Teixeira (Desenvolvimento Econômico); Adriana da Silva Motta (Assistência Social) e Solange Gamba Motta (Educação) e a vereadora Juliane Conti Dandolini.

A 20ª Semana Cultural Indígena tem por objetivo divulgar a cultura indígena, principalmente a cultura guarani da região, e é um momento importante para socializar os valores da cultura indígena, tais como a religiosidade, dança, música, artesanato e o dia-a-dia em uma aldeia.

Interessados em participar da programação podem agendar a presença pelo e-mail colegioteko@hotmail.com ao valor de R$ 5,00 por pessoa.  Para os visitantes que desejam almoçar no local, as reservas deverão ser realizadas com antecedência pelo fone/watts (45) 9.8433-8783.

Obs: Mais fotos na página do Facebook da prefeitura.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Governo Municipal e Itaipu Binacional realizam ofi... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio das secretarias de Meio Ambiente e de Educação, e a Itaipu Binacional realizaram na terça...
INCRA convoca moradores do Assentamento Antônio Co... O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) de São Miguel do Iguaçu, instalado no município por meio de uma parceria do Governo Mun...
Governo Municipal e Senac abrem inscrições para cu... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Sen...
Atletas do handebol feminino de São Miguel são con... As atletas Júlia Schuvank Maculan e Maria Isabel Freitas Medina, das escolinhas de handebol da secretaria municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turi...

Compartilhe

Google+