O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram nesta quarta-feira (31) a X Conferência Municipal de Assistência Social, na sede Centro de Convivência da Terceira Idade. O tema do encontro foi “A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”.
O prefeito Claudio Dutra participou da abertura do evento juntamente com a secretária de Assistência Social, Serli dos Reis Dutra, o presidente da Câmara de Vereadores, Edson Ferreira, o chefe do Escritório Regional da SEDS, Cesário Ferreira Filho, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Valdete Alencar, além de demais autoridades. O evento também reuniu demais autoridades, representantes de entidades, órgãos públicos e comunidade em geral.
Para a presidente do Conselho, houve um avanço no município com relação à estrutura de atendimento aos usuários da Assistência Social, com implantação do CRAS, CREAS e outros órgãos. “Essas mudanças só foram possíveis com a participação da própria comunidade. Muito se avançou, mas temos ainda muito que avançar, e é através das conferências municipais que podemos elaborar propostas de melhorias frente às novas diretrizes da política da Assistência Social”.
O prefeito ressaltou a importância da participação popular na conferência para definir os próximos passos em busca de melhorias para a área social no município. Ele também citou a parceria com o Governo do Estado e União no auxílio às famílias atingidas pelas enchentes deste ano. “Essas parcerias são muito importantes e não vamos medir esforços para atender a nossa população principalmente aos que mais precisam, buscando recursos, e se for preciso mudando leis, faremos o que deve ser feito. Cada um deve assumir a sua postura e hoje vocês estão aqui ajudando a definir importantes propostas para o nosso município”, avaliou Claudio.
As propostas levantadas na etapa municipal serão levadas à conferência regional, em setembro na cidade de Foz do Iguaçu. Posteriormente, serão realizadas as conferências no âmbito estadual e nacional.
Ratificando as palavras da secretária municipal Serli Dutra, o representante da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDS) enfatizou que esse é o momento de fazer uma revisão geral de como está a assistência social no município. “Não podemos ter receio ou medo de propor revisão de leis para atender as necessidades da nossa população. Nenhum poder público, seja municipal, estadual ou federal, pode existir se não for para levar benefício as suas comunidades. E quem lida com o cidadão é a Assistência Social, é a porta de entrada para atender as necessidades da população”, disse Cesário Filho.
A conferência também contou com uma palestra da coordenadora de Proteção Social Especial da SEDS, Elenice Malzoni. “Estamos fazendo essa grande plenária para que essa política se transforme realmente em direito deste usuário, e não perpetuar uma cultura assistencialista que permeia a área de assistência social, mas pelo contrário, uma política pública de direito do usuário e dever do Estado”, pontuou.
Durante a conferência, os alunos da Pestalozzi fizeram uma apresentação para o público presente.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter