A receita de cuca do Clube de Mães Unidas, do Bairro Sagrado Coração de Jesus, vinculado a secretaria municipal de Assistência Social de São Miguel do Iguaçu, está no livreto ‘Receitas de Cucas do Oeste do Paraná’, produzido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR Paraná) com o apoio da Copel, Sanepar e secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná.

O livreto surgiu de uma coletânea de receitas de cucas nos municípios da área social do IDR-PR das regiões de Cascavel e Toledo. “Além de receitas buscava-se histórias de famílias ou grupos, de como esta receita surgiu, da sua tradição, já que ela é um alimento que faz parte da cultura destas regiões e servida em qualquer refeição”, informou Marina Ransolin Rodrigues, extensionista do instituto.

Ele fez parte do tema trabalhado na área da cozinha criativa do IDR-PR no Show Rural 2022, “Trigo: do grão à mesa”. Nesta oportunidade foi disponibilizado este livreto ao público visitante da feira, em formato digital, através de código QR Code.

“Nesta semana o IDR-Paraná fez a entrega de alguns exemplares impressos deste livreto em forma de agradecimento ao Clube de Mães Unidas, que foi quem gentilmente compartilhou a receita da cuca tradicionalmente feita por elas, representando São Miguel do Iguaçu neste trabalho”, destaca Marina.

A vice-presidente do Clube de Mães Unidas, Teresinha Muller, disse que a experiência foi maravilhosa e comemorou o fato de poder compartilhar uma receita vinda de geração em geração. “O trabalho é o resultado do engajamento de toda equipe. É uma honra poder ter a receita presente nesse livro, ficamos muito orgulhosos, pois demonstra que toda a dedicação vale a pena”.

Teresinha conta que todo segundo sábado do mês, seis sócias do Clube de Mães Unidas preparam em média 120 cucas. O dinheiro das vendas é revertido para a compra de materiais para a catequese. Elas também são preparadas para a Festa de São Cristóvão e o dinheiro é doado para a Igreja do Bairro Sagrado Coração de Jesus, bairro ao qual o clube pertence.

A RECEITA:

Ingredientes para a massa

5 kg de farinha de trigo
8 ovos
1,4 kg de açúcar,
50 g de sal,
270 g de banha,
100 g de fermento biológico seco,
Canela, baunilha e raspa de limão a gosto,
Leite com um pouco de água para amassar a massa,
Ponto de massa mole.

Ingredientes para a farofa

Farinha de trigo,
Açúcar,
Margarina,
Raspa de limão,
Baunilha,
Canela.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Governo Municipal e Conselho dos Lindeiros reúnem ... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, e o Conselho de Desenvolvimento dos Municíp...
Governo Municipal e ASR iniciam o projeto “Dengue,... Na semana em que o município registrou um aumento significativo nos casos confirmados de dengue e alto índice de infestação do mosquito transmissor, ...
Cadastramento de artesãos do município foi prorrog... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, informa que foi prorrogado para o dia...
Educação reúne profissionais para tratar sobre red... A secretaria municipal de Educação de São Miguel do Iguaçu reúne nesta e na próxima semana, no Centro de Convivência do Idoso, professores, educadore...

Compartilhe

Google+