Desde a última segunda-feira (26), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Miguel do Iguaçu, em parceria com a Secretaria de Agricultura e ACCO – Associação dos Comerciantes de Agroquímicos da Costa Oeste, iniciou a recolha de embalagens vazias de agrotóxicos. A campanha vai até o dia 29 de agosto.

Com a extensa área de exploração da terra para a agricultura, o uso de agrotóxicos e fertilizantes nas lavouras brasileiras é imensurável. A obrigação do agricultor é devolver os frascos vazios para que o veneno não contamine o meio ambiente ou, principalmente, cause prejuízos à saúde da população.

Conforme o Rodrigo Mallmann, Secretário de Meio Ambiente, cada agricultor deve entregar suas embalagens tríplice-lavadas no Aterro Sanitário Municipal no distrito de Balneário Ipiranga, das 8h30 às 12h00 e das 13h30 às 16h30, conforme o cronograma. “É importante que o produtor rural lave corretamente os frascos de veneno para que os resíduos acumulados não contaminem a natureza e prejudique quem os manuseia”, explicou Mallmann.

Segundo a INPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), atualmente o Brasil reutiliza 94% das embalagens utilizadas na agricultura, e o índice cresce ligeiramente. Geralmente, as embalagens de agrotóxicos recicladas são utilizadas na construção civil.

Em São Miguel do Iguaçu a coleta acontece três vezes ao ano. O agricultor que perder o prazo deve armazenar as embalagens até a próxima campanha. Após a recolha, o material é separado na Central de Processamento da ACCO, em Santa Terezinha de Itaipu.

CRONOGRAMA DE RECEBIMENTO
COMUNIDADE DATA
São Braz, Linha Navegantes, Aurora do Iguaçu, São Carlos, Sanga Funda, Serra do Mico, Barro Branco, Laranjita, Linha Cotia, Linha Brasil, Linha Bela Vista, Balneário Ipiranga e Assentamento Sávio 26/08
Urussanga, Nova Brasília, Linha Minosso, Santa Isabel, São José, Santa Cruz e Santa Rosa do Ocoí 27/08