Na tarde de ontem (09), a Vigilância Sanitária de São Miguel do Iguaçu, organizou uma reunião para discutir a portaria do Ministério da Saúde 2.914 de 12 de dezembro de 2011, que trata sobre a responsabilidade do cuidado da água para o consumo humano.

Na reunião estiveram presentes, o Chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da 9ª Regional de Saúde, Erotildes Batista, o presidente da Câmara de Vereadores, Nilton Wernke, o Secretário de Agricultura, Jairo dos Anjos, representantes da Braságua e da Vigilância Sanitária, além de representantes das comunidades que possuem poços.

O encontro aconteceu no Centro de Convivência do Idoso que teve como objetivo sensibilizar a população com relação no tratamento de água. “Com relação os poços artesianos, nós chamamos de solução alternativa coletiva de abastecimento de água, quando ele é monitorado pela própria comunidade. Essas águas devem ser tratadas a base de desinfecção, que seria o mesmo tratamento da Sanepar, mas a dificuldade é sensibilizar as pessoas em aceitar a água ser clorada, ou alguém se responsabilizar pelo tratamento do mesmo”, explica Erotildes da 9ª Regional.

A reunião foi desenvolvida pelo Programa Federal, por intermédio do Sistema de Informação de Vigilância Sanitária da qualidade da água para consumo humano (SISAGUA). O município passa agora a contar com o Tecnólogo Ambiental, Robson Savi, onde irá desenvolver várias ações nas comunidades e bairros.
 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR

Publicado às 14h27


Compartilhe

Google+