O Prefeito de São Miguel do Iguaçu, Claudio Dutra, esteve participando na manhã de hoje (13) de uma importante reunião sobre o setor de segurança no município. Representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário participaram do encontro, além do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná – DEPEN e Corpo de Bombeiros.

Em pauta estavam três assuntos, construção de uma Casa de Custódia para abrigar de 500 a 750 presos, atendendo a demanda da Delegacia da Polícia Civil, que está superlotada, e os outros municípios da região. Também as autoridades debateram a respeito da construção do novo Fórum e nova sede para o Quartel do Corpo de Bombeiros, essas duas construções estão previstas para serem no local do ‘Campo Comercial’.

O Juiz Titular da Vara Criminal e Anexos e Diretor do Fórum, Dr. Ferdinando Scremin Neto, explica que projeto para construção da Casa de Custódia é através de parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública com apoio do Ministério Público, DEPEN, e demais órgãos. “O Governo do Paraná tem uma gama de ações para desenvolver aqui no Município, uma delas é aumentar a segurança pública da região, tirando os presos do centro da cidade, das delegacias superlotadas, e realocando em um local próprio com gestão e estrutura, dando condições de trabalho aos presos e ressocialização. Também falamos na questão de melhorar a estrutura de Justiça e Cidadania, abrigando um Fórum com mais espaço, com mais uma unidade de execuções penais, em contrapartida, isso gera ao Município, imposto e receita, com emprego, renda, movimentando o comércio local e, deixando o prédio do atual Fórum disponível ao Executivo que poderá ser uma futura secretaria de saúde e lá no antigo prédio, ampliação do CMEI com mais vagas, além da construção do novo quartel que o Município receberá mais militares, equipamentos e o antigo local poderá ser alocado a Guarda Municipal, ou seja, estamos olhando para o futuro, o Município só tem a ganhar com esses investimentos”, enfatiza o Dr. Ferdinando.

De acordo com o Coordenador Regional do DEPEN, Marcos Aparecido Marques, a nova Casa de Custódia diminuirá os presos das delegacias. “Hoje temos delegacias superlotadas, isso não é só em São Miguel é em toda região, mantendo presos em condições precárias. Com a Casa de Custódia, vamos ter projetos de ressocialização com os presidiários, colocando eles para trabalhar, nesse novo local iremos selecionar os presos, os de alta periculosidade com toda certeza serão encaminhados para Foz do Iguaçu”.

Todos os projetos passarão nos próximos dias por votação no Legislativo Municipal.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL