A Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe que começou na última segunda (15) será intensificada neste sábado. Em São Miguel do Iguaçu todas as Unidades Básicas de Saúde estarão de portas abertas, das 8:00 às 17:00 horas, para imunizar a população-alvo.
O Ministério da Saúde estipulou que, neste ano, devem se vacinar crianças de 06 meses a menores de dois anos, população acima dos 60 anos, gestantes, puérperas (mães de recém nascidos de até 45 dias, com apresentação da carteirinha de vacinação da criança), indígenas, encarcerados e agentes penitenciários, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas (incluindo diabéticos e hipertensos), com apresentação de prescrição médica.
Até o momento, apenas 21,54% do grupo-alvo vacinou-se, o que corresponde a 1.035 dos 4.805 a serem imunizados na cidade. “A população tem comparecido, porém estamos distantes da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 80%”, explicou a coordenadora municipal de imunização, Marina Amboni. Ela pede que não deixem para última hora para se vacinar, para evitar filas e ainda por conta da “janela de imunização”. “Depois de aplicada, a vacina demora de 10 a 15 dias para fazer efeito. Para isso, é importante se vacinar antes que esfrie”, esclareceu.
Para a secretária municipal de saúde, Maria Elisabete de Borba, é importante que os são-miguelenses que não tem tempo de se vacinar durante a semana, aproveitem o “Dia D”. “Nossa preocupação não é tanto a gripe, mas a pneumonia, que é consequência desta. Gostaríamos de vacinar a todos, porém o Ministério estabeleceu um grupo-alvo e não podemos atingir toda a população. Eles mandam a quantidade exata de vacina conforme os números de cadastro”, disse.
A campanha termina na próxima sexta-feira (26). Em caso de dúvidas, a equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu está à disposição no telefone 3565-7087.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter