Inaugurada em tempo recorde, cerca de 30 dias, a Sala do Empreendedor de São Miguel do Iguaçu já atende a vários tipos de demandas. O espaço, que funciona dentro da Prefeitura da cidade e abriu as portas no final de maio, dia 29, já possibilitou a formalização de quase 10 microempreendedores individuais (quase um empreendedor a cada dia de atendimento), além de ter prestado orientações gerais sobre a categoria e direcionamentos a respeito de linhas de crédito.
O consultor do Sebrae/PR, Julio Cesar Andrade, conta que a Prefeitura tinha um interesse muito grande em abrir a Sala e, com a ajuda da metodologia do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/PR, conseguiram organizar as ações e responsabilidades antes de oferecer os serviços ao público. “O espaço exclusivo ao empreendedor é muito importante, mas salientamos que, antes de tudo, era preciso definir os agentes responsáveis pelas ações dentro da Sala do Empreendedor”, lembra.
Para tanto, um comitê gestor foi formado no dia 16 de abril, seguindo os critérios de pessoas-chave para auxiliar no desenvolvimento dos capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa no município. “O grupo foi formado por gestores da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Sindicato Rural, Associação Comercial, bancos e setor contábil. Salientamos que cada ‘ator’ é de extrema importância para que a lei seja colocada em prática”, afirma o consultor.
De acordo com Leila Viana, agente de desenvolvimento local no município – responsável por ajudar na articulação de políticas públicas municipais para a institucionalização da Lei Geral -, logo no primeiro dia de atendimento da Sala do Empreendedor, foi feita uma formalização dentro da categoria do Microempreendedor Individual. “O profissional trabalhava desde os 14 anos na informalidade, no setor de chapeação e mecânica. Hoje, com 26 anos, ele alcançou a legalidade”, ressalta.
Oportunidade: Mesmo no início das atividades, Leila observa que a Sala do Empreendedor de São Miguel do Iguaçu já tem seus diferenciais. “Conquistamos, junto à Sala, uma unidade do Banco Bom Negócio Paraná, que orienta os empreendedores em relação ao acesso ao crédito. Outra conquista, que estará disponível nos próximos dias, é a disponibilização de uma nutricionista para atender em tempo integral, cedida pela Secretaria Municipal de Saúde.”
A agente de desenvolvimento explica que há muita demanda de formalização de empreendedores do setor de alimentação, pessoas que produzem pães e bolachas em casa. “Para ter acesso ao mercado, esses empreendedores precisam rotular seus produtos com informações nutricionais e, por isso, a presença da nutricionista se faz tão necessária. Temos pessoas que só estão esperando por esse auxílio para poder vender os produtos em supermercados locais e da região”, indica Leila Viana.
Conquista: A Sala do Empreendedor funciona dentro da Prefeitura de São Miguel do Iguaçu e, conforme destaca o consultor do Sebrae/PR e gestor do Programa Cidade Empreendedora na região oeste, Alan Alex Debus, é a 25ª cidade a inaugurar o espaço específico para atender o empreendedor. “A Sala do Empreendedor é um dos primeiros e importantes passos para auxiliar na melhoria do ambiente para a criação e fortalecimento de micro e pequenas empresas, foco dos oito capítulos que regem a Lei Geral”, orienta.
Na região, complementa Alan Debus, o Sebrae/PR acompanha 30 municípios com o Programa Cidade Empreendedora e apenas dois deles ainda não têm o local específico para o atendimento, os demais estão em fase de implementação da sala. “Nesses espaços ocorre, além da formalização, o fortalecimento dos pequenos negócios, que representam 99% dos empreendimentos formais no Brasil. Com o apoio a eles, o município ganha em desenvolvimento, em geração de emprego e renda.”
A Prefeitura de São Miguel do Iguaçu está localizada na Rua Vânio Ghellere, no 64, e o espaço ao empreendedor fica no andar térreo. Interessados também podem entrar em contato com a Sala do Empreendedor pelos telefones (45) 3565-8144, 3565-8159 ou, ainda, o 3565-8165. O e-mail de contato com os responsáveis é saladoempreendedorsmi@gmail.com.
Sobre o Sebrae/PR: O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada nos anos 1970 para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, seis regionais e dez escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em desenvolvimento de empreendedores; impulso a empresas avançadas; competitividade setorial; promoção de ambiente favorável para os negócios; tecnologia e inovação; acesso ao crédito; acesso ao mercado; parcerias internacionais; redes de cooperação; e formação de líderes.
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter