Na tarde desta quinta-feira (23), a 9ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, representada pelo primeiro Tenente Janaina Lopes Fagundes do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar esteve em reunião, no Gabinete do Prefeito Claudio Dutra, buscando sensibilizar os gestores locais, para que façam a adesão da campanha “Construindo Cidades Resilientes”, que seriam estratégicas de redução de desastres da Organização das Nações Unidas – ONU.

Sendo esta, uma campanha global que visa à construção de cidades resilientes, ou seja, cidades que têm capacidade de resistir, absorver e se recuperar após um desastre natural. “São Miguel do Iguaçu está bem adiantado nesse quesito. A coordenadoria da Defesa Civil Municipal já tinha conhecimento desta campanha e já estava fazendo o levantamento de informações com as demais secretarias municipais, para preenchimento da ficha de inscrição. São Miguel tem uma equipe bem preparada para prestar serviços de socorro imediato”, salienta Janaina.

O tenente conversou com o Secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Pedro Mota, o controlador interno, Luciano Neris e equipe da Defesa Civil Municipal. O Município deverá emitir uma carta de compromisso, relatando todas as ações que já foram feitas e que estão sendo feitas, para ser considerada uma cidade resiliente.

A 9ª Coordenadoria Regional está realizando essa visita em 10 municípios da região oeste do Paraná, fazendo com que, 100% destas cidades façam parte da Campanha. Após, será realizado um encontro com todos os prefeitos para formalizar a adesão dos municípios e, para as cartas serem encaminhadas a ONU.

Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR