O Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids) estão promovendo uma mobilização para que todos os municípios do país participem da Campanha do Laço Vermelho.

 

Com o slogan "Não fique na dúvida, fique sabendo", a campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids 2012 enfatiza e incentiva o diagnóstico precoce do HIV, o sigilo e confidencialidade do teste, além do respeito aos direitos humanos. Ela está aliada à estratégia de mobilização nacional de testagem Fique Sabendo, que ocorrerá de 20 de novembro à 1º de dezembro.

 

Seguindo essa proposta, São Miguel do Iguaçu também programou suas ações. Nesta quinta-feira, 22, com a presença de autoridades, membros da comunidade escolar e da equipe de saúde do município, bem como da 9ª regional de saúde de Foz do Iguaçu, representada pela enfermeira Anadriani Schmidel, o prefeito Armando Polita deu início à mobilização pela causa.

 

De forma simbólica, a enfermeira do município, Leila Lorençon, representando a secretária municipal de saúde, Ines Iora Stock, colocou um laço de fita vermelha no prefeito e ainda entregou aos apoiadores da Campanha, um laço grande a ser colocado na entrada dos estabelecimentos.

 

Para o prefeito Armando Polita, “é importante que todos se mobilizem, pois a doença é grave e atinge cada vez mais a população. Queremos que nossa comunidade esteja bem informada, orientada e juntos, vamos fazer a diferença em São Miguel do Iguaçu”, disse o prefeito parabenizando a secretaria de saúde pela bela iniciativa.

 

Laço Vermelho

 

O laço vermelho é o símbolo internacional da consciência sobre o HIV e a AIDS. Foi escolhido como símbolo na luta contra a doença em 1991, em Nova York. Os autores inspiraram-se nas faixas amarelas que condecoravam os veteranos da Guerra do Golfo.

 

A cor vermelha expressa uma relação com o sangue, o amor e a infecção pelo HIV. O símbolo foi criado como forma de homenagear os mortos pela doença e também para ajudar na conscientização sobre a seriedade da epidemia.

 

Simboliza também a esperança e apoio, e é usado por um número cada vez maior de pessoas por todo o mundo para demonstrar sua preocupação com a epidemia, além de expressar visualmente solidariedade com aqueles que vivem com o vírus.

 

O dia 1º de dezembro foi declarado Dia Mundial de Luta contra a AIDS pela Organização Mundial da Saúde em 1988 e serve como uma data para reforçar as esperanças de todos aqueles envolvidos na superação da epidemia.

 

Programação em São Miguel do Iguaçu

 

Várias ações conjuntas com entidades e com a população em geral serão realizadas. Entre as ações estão:

 

22/11 à 01/12: Campanha para a população que quiser fazer teste rápido de HIV e Sífilis.

23/11: A Campanha será centralizada na Vigilância em Saúde. Nos demais dias nas Unidades de Saúde.

26/11 à 01/12: Realização de teste rápido de HIV e Sífilis nas Unidades (Vigilância Epidemiológica, Gaúcha, Panorama, Santa Catarina, Central, Aldeia Ocoí).


Compartilhe

Google+