O projeto Professor de Apoio a Comunicação Alternativa (PAC) é um novo programa que as Escolas Municipais de São Miguel do Iguaçu aderiram desde começo do ano, mas a Escola Municipal Serafim Machado de Souza já vem colocando em prática desde 2009.
O projeto PAC é chamado para o professor que acompanha o aluno com necessidades especiais. Todo aluno com dificuldade de movimento, mas que tem intelecto que funciona bem, é incluso no ensino regular. A Secretária Municipal de Educação, Marli Frasson Possamai, relata que depois do aluno com necessidades especiais é transferido para o ensino regular, a Secretaria de Educação vai analisar se ele vai ou não precisar do Professor PAC. “Se o aluno tem deficiência da cintura para baixo, esse aluno tem movimentação das mãos normal, ele só usa cadeira de rodas, então não é necessário um professor para ficar junto com ele. Porém se um aluno tem dificuldade na coordenação motora da mão, é a Professora PAC que vai fazer o movimento para o aluno” explica Marli.
Em São Miguel três Escolas Municipais tem professores PAC, são elas: Serafim Machado, Osório e na Henrique Guellere. Cada instituição recebe um professor para acompanhar o aluno com necessidades. Porém todas as escolas da cidade estão adaptadas para receberem alunos com necessidades especiais. “A inclusão social não está apenas em um lugar, está em todo lugar” salienta Marli.
Os professores que fazem parte do projeto PAC relatam que no começo era um desafio, mas agora, afirmam que é um trabalho maravilhoso e, que conseguem ver o desempenho dos alunos.
A Secretária de Educação, Marli conta também que existem professores PAC para os alunos com deficiência visual. “É realmente um trabalho surpreendente, só indo na escola e ver os professores explicando para saber como é importante esse projeto” finaliza.
O Professor de Apoio a Comunicação Alternativa (PAC) é um projeto de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, onde o apoio fundamenta-se na mediação da comunicação entre o aluno, grupo social e o processo de ensino e aprendizagem.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter