O grupo da Bacia do Paraná 3 (BP3), do qual o município de São Miguel do Iguaçu faz parte, esteve juntamente com a equipe da Itaipu Binacional entre os integrantes de movimentos sociais, sindicalistas, ativistas e membros de entidades da sociedade civil que participaram do Fórum Social Mundial Temático 2013 (FST). O evento realizado em Porto Alegre, entre os dias 26 a 31 de janeiro, teve um público estimado de duas mil pessoas em sua marcha de abertura.

 

Na ocasião, o grupo desfilou carregando a Colcha de Compromissos, artesanato confeccionado com a participação dos 29 municípios da BP3 e que representa a mobilização coletiva da região. O diretor de Coordenação e Meio Ambiente da binacional, Nelton Friedrich, percorreu o trajeto ao lado dos atores da BP3. “Trata-se de um calendário obrigatório. Quem tem uma história de lutas e movimentos e, principalmente, os que aspiram um outro mundo necessário, precisam estar aqui ou torcendo para que isso aconteça sempre”, resumiu o diretor.

 

O prefeito de Porto Alegre em exercício, Sebastião Melo, avaliou o Fórum Social como um grande momento de envolvimento popular. “Nossa cidade é o local onde nasceu o Fórum Social Mundial. Estamos aqui renovando as esperanças de que é possível melhorar e avançar. Um mundo melhor é possível se cada um fizer a sua parte. Nós vamos fazer a nossa”.

 

Saúde – A Itaipu Binacional e o grupo da BP3 também participaram de outros debates, como o seminário sobre o Financiamento da Saúde no Brasil e no Mundo. O objetivo do encontro foi estimular o debate e mobilizar as pessoas para que se chegue a 1,5 milhão de assinaturas de um documento que defende a construção de uma lei de inclusão para que haja repasse efetivo e integral de 10% das receitas da união para a saúde.

 

O superintendente de Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Jair Kotz, parabenizou a iniciativa e comprometeu-se, juntamente com os 29 municípios da BP3, em auxiliar na coleta de assinaturas, com 700 nomes até o momento.

 

Com informações do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

 

Assessoria de Comunicação


Compartilhe

Google+