O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência – SAMU para os municípios da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu já está em pleno funcionamento também em São Miguel do Iguaçu.
A secretária municipal de saúde, Inês Iora Stock, confirmou a entrada em funcionamento do serviço que conta com uma equipe de profissionais e equipamentos que ficarão sediados na cidade, mas os deslocamentos para os atendimentos só acontecerão mediante autorização da Central de Regulação do SAMU que terá sede em Foz do Iguaçu.
O serviço estará disponibilizado pelo telefone 192 onde uma equipe que terá plantão 24 horas, receberá a ligação fará avaliação preliminar do caso e na seqüência acionará o serviço da ambulância que fará o recolhimento do paciente e o conduzirá para os hospitais de referência.
O serviço telefônico 192 é gratuito e pode ser feito por qualquer telefone. Para a secretária o “com isso deverá ocorrer melhoria no serviço de atendimento de urgência e emergência do município, principalmente para gestantes, acidentados e os casos mais graves que afligem a população”.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência era esperado pelos governos dos municípios que receberam as ambulâncias do governo federal ainda no ano de 2010, mas estavam impedidos de usá-las devido à falta de regulamentação do SAMU.
Para o prefeito Armando Polita “esse serviço é importante para melhorar a logística do serviço de saúde na nossa cidade. Nos dotaamos os serviços de transporte de pacientes com ônibus e ambulâncias, mas em alguns casos a demanda é maior e o SAMU contribuirá em muito” – avalia.
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