
A Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS) realizou em Curitiba/PR, na última semana, o Seminário Qualificação do Desempenho na Atenção Primária na Saúde (APS) e o município de São Miguel do Iguaçu esteve representado no evento que teve por objetivo promover um debate construtivo entre a União, Estado e Municípios sobre o trabalho que está sendo realizado nessa área.
Os participantes tiraram dúvidas com a equipe técnica do Ministério da Saúde e apresentaram as dificuldades e soluções locais encontradas para o desempenho dos municípios. “O Seminário foi muito importante, pois diferente de outros estados, o Paraná disponibilizou um espaço no evento para alguns municípios apresentarem experiências exitosas, e esta troca de experiências serviu como auxílio para solucionar algumas dúvidas”, contou o diretor de Vigilância e Atenção Básica em Saúde, Djonathan Adamante, que representou o município no evento.
Durante o evento foi também assinado o contrato da primeira médica tutora do ‘Médicos pelo Brasil’ (PmpB) no Paraná, Ayling Valdes Brocat. O diretor presidente da Agência de Desenvolvimento da Atenção Primária (Adaps), Alexandre Pozza, disse à imprensa que ‘vamos cobrir 362 municípios e ampliar o atendimento na Atenção Primária à Saúde em todo o estado. Já iniciamos as primeiras convocações dos aprovados no processo seletivo e temos profissionais aptos para atuação nas UBS’. A agência é responsável pela execução do programa.
O primeiro processo seletivo do ‘Médicos pelo Brasil’ teve 16.357 inscrições com 8.518 candidatos aprovados no país. O Paraná foi contemplado com 1.035 médicos. Destes, 04 virão para São Miguel do Iguaçu.
Ainda em Curitiba, o representante do município participou da capacitação para expansão da Estratégia de Pré-natal do Pai/parceiro, programa que tem a finalidade de promover o cuidado e a educação em saúde da população masculina e a participação dos homens nas ações de planejamento familiar e acompanhamento do pré-natal, parto e pós-parto de suas parceiras, além de promover o compartilhamento dos cuidados com a criança para produção de vínculos afetivos.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter