O Comitê Gestor Municipal de Desenvolvimento da Micro e Pequena Empresa e os membros da Sala do Empreendedor de São Miguel do Iguaçu participaram do 2° Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local que aconteceu em Foz do Iguaçu, entre os dias 29 de Outubro e 01 de Novembro.

 

O dia 29 de Outubro foi marcado pelo II Encontro Nacional dos Agentes de Desenvolvimento, que contou com a palestra de Luciano Pires, “O Meu Everest”, que contou um pouco de sua trajetória e sua mudança de vida.

 

O 2° Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local teve recorde absoluto de participantes, contando com a presença de 3.186 pessoas, entre painelistas, convidados e públicos em geral. A maior parte dos participantes, 2.427, veio da América Latina e outros 759 de outras partes do mundo, num total de 68 países representados.

 

A segunda edição do fórum, primeira realizada no Brasil, foi organizada pela Itaipu Binacional, Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ART/PNUD) e Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional (Famsi). A iniciativa teve o apoio de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e a Associação Mundial de Regiões (Oru Fogar).

 

Para um dos articuladores e um dos organizadores do comitê local, Santiago Martin Gallo, o grande passo da segunda edição do fórum foi ver de perto as pessoas pensando de fato em desenvolvimento local a partir de seu território. “As soluções, muitas vezes, está bem próximas de nós. Esse conceito, que já chegou a ser difundido no passado, agora ganha mais força. É uma tendência natural”, avalia.

 

Outro aspecto importante é que o desenvolvimento local, que pressupõe organização, cooperação, empreendedorismo e arranjos produtivos baseados na própria localidade, é um dos caminhos que o mundo busca para atingir a paz.

 

Para os membros do Comitê Gestor Municipal do Desenvolvimento da Micro e Pequena Empresa de São Miguel do Iguaçu, Anderson Luis Fernandes e Gilberto Fracaroli, a experiência foi ótima e poderá ajudar o município em diversos aspectos. “Conhecer as experiências das mais distintas cidades e regiões, não só do Brasil e da América Latina, mas do mundo, faz com que tenhamos uma base maior, sabendo o que funcionou ou não em realidades semelhantes à nossa. Acreditamos que é possível fazer o nosso município crescer cada vez mais”, afirma Anderson.

 

Já os membros da Sala do Empreendedor, por sua vez, têm um papel fundamental para que isso possa ocorrer. “O desenvolvimento econômico local é algo que deve se realizar para que o município cresça, como pudemos ver nos diversos cases apresentados aqui. E nós, da sala do empreendedor, temos o importante papel de guiar os empresários do nosso município nesta direção”, salienta Adriana Stanger.

 

No dia 1° de novembro uma palestra do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou o evento. Ele falou sobre a relevância das discussões em âmbito nacional sobre políticas de desenvolvimento local. Sobre o protagonismo, essencial para o desenvolvimento local, Lula comentou a diferença visível entre outros debates e em específico os temas debatidos do Fórum Mundial de Foz do Iguaçu.

 

O diretor geral do lado brasileiro de Itaipu Binacional, Jorge Samek, anunciou durante a cerimônia de encerramento do evento que Turim, no norte da Itália, será a sede do III Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, em 2015.

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO


Compartilhe

Google+