O boletim semanal da dengue divulgado pela secretaria municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu nesta terça-feira, 03, aponta que foram registrados 70 novos casos confirmados da doença na última semana. Com isso, o município chegou a 233 casos confirmados de dengue.

O informativo aponta ainda que o município teve 828 casos notificados no ano epidemiológico, que iniciou em 01 de agosto de 2021 e segue até 31 de julho de 2022, e, destes, 527 foram negativos e 68 continuam em investigação.

E para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, e combater a epidemia da doença, várias ações estão sendo desenvolvidas pelo Governo Municipal. Entre elas, está a aplicação do fumacê, em parceria com o Governo do Estado, por meio da 9ֺª Regional de Saúde, e o desenvolvimento do projeto ‘Dengue, na minha casa você não tem vez!’ nas escolas municipais, em parceria com a Associação das Senhoras de Rotarianos (ASR).

Outra ação é o Mutirão de Limpeza, que até esta sexta-feira, 06 de maio, terá seus trabalhos concentrados na região central da cidade, atendida pela ESF Central. Assim que a chuva acalmar e houve condição de tempo favorável, as equipes irão a campo intensificar o combate.

Durante o mutirão são recolhidos diversos materiais como: entulhos (resíduos de construção, cerâmicas, vasos, entre outros); recicláveis (garrafas, lonas, PVC pneus, recipientes plásticos ou de vidro, tábuas e madeiras); eletrodomésticos (lavadoras, TV’s, geladeiras e aparelhos eletrônicos em geral), além de galhos e folhas.

A orientação é para que os moradores realizem uma limpeza geral em seus lotes e terrenos e coloquem os materiais que serão recolhidos em frente as suas residências, devidamente separados, em local de fácil acesso.

As folhas e galhos deverão estar ensacados, os móveis desmontados e os recicláveis e eletrônicos acondicionados em caixas ou sacos.

Após a limpeza, ficará estritamente proibido colocar novamente entulhos em cima do passeio público, caso contrário, o morador poderá ser multado, sem aviso prévio.

Os trabalhos do Mutirão de Limpeza seguirão sendo realizados semanalmente, conforme o seguinte cronograma:

De 09 e 13 de maio: Região atendida pela ESF Paraguaçu, sendo os bairros: Santa Ana, São Francisco, Paraguaçu, Jardim Mariana, Jardim Social, Loteamento Adamante, Loteamento Devile, Jardim Botânico.

De dia 16 a 20 de maio: Região atendida pela ESF Lucia Barp da Costa, compreendendo os bairros: Liberdade, Renascer I e II, Jardim Vitória, Novo Mundo, Cataratas I, II, III, Condomínio Modelo, Jardim Belo Horizonte.

De 23 a 27 de maio: Região atendida pela ESF Santa Catarina, sendo os bairros: Sagrado Coração de Jesus, Ecovila e Santa Catarina, até na Rua David Canabarro, lado direito.

De 30 de maio a 03 de junho: Região atendida pelas ESF’s Manoel Nicolau Bauer e Santo Antônio, compreendendo os bairros: Floresta, Panorama, Araras, Bela Vista e Parque industrial.

De 06 a 10 de junho: Região atendida pela ESF Gaúcha, sendo os bairros: Loteamento Soster, Santa Luzia, Hermes Corbari, Jardim Vanz, Barro Branco, Cidade Alta, Avenida Iguaçu no sentido mercado Ideal, Cohapar, Bela Vista, Condomínio Dona Adélia e Serra do Mico, sentido BR-277.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL