Representantes de 334 cidades paranaenses participam da 5ª Conferência Estadual das Cidades, no hotel Rafain em Foz do Iguaçu. A abertura realizada na noite de terça-feira (13) contou com a presença do vice-governador e secretário estadual de Educação, Flávio Arns, e do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e presidente do Concidades, Ratinho Júnior, além de demais autoridades.

A secretária municipal de Planejamento, Vanilda Scheffer Justo, esteve na abertura junto aos delegados que representam São Miguel do Iguaçu, escolhidos na etapa municipal da Conferência.

Cerca de três mil delegados integram as atividades que serão realizadas até quinta-feira (15). As propostas referentes ao tema central “Reforma Urbana Já” será encaminhado à 5ª Conferência Nacional das Cidades, em Brasília no mês de novembro.

Durante a solenidade, Ratinho Júnior afirmou que o objetivo do Governo Estadual com as propostas criadas na Conferência é apontar soluções aos principais problemas. Para ele, a participação de um grande número de municípios possibilita o levantamento da situação das cidades. “Demonstra que os paranaenses estão preocupados com o futuro de seus municípios. E nós, gestores públicos, temos como responsabilidade buscar essas soluções”.

O vice-governador também ressaltou a parceria entre os Governos Federal e Estadual para ampliar os recursos aos municípios e atender suas necessidades. “Mobilidade urbana, saúde e educação são os pontos fundamentais para a população. A maior riqueza que existe em qualquer município é o ser humano e tudo tem que estar em função dele”.

A Conferência Estadual que tem como tema central “Quem muda a Cidade somos nós: Reforma Urbana Já” também terá apresentações sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano; Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial e Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade.