A 3ª Conferência Nacional de Cultura que foi realizada em Brasília, nos dias 27 à 1ª de dezembro, reuniu aproximadamente 1.700 representantes de todos os estados e do Distrito Federal, com direito a voz e voto, que ajudaram a definir as 64 diretrizes que vão pautar as políticas culturais pelos próximos anos.

A coordenadora pedagógica da Sala Verde, Leonice Lenz, esteve em Brasília representando São Miguel do Iguaçu. “Um evento como esse, nós não poderíamos deixar de comparecer. Agradeço ao apoio da Secretária Municipal da Cultural, pela confiança e por reconhecer que esse evento é muito importante para a nossa cidade” salienta Leonice.

O tema central da conferência foi ‘Uma Política Nacional de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura’. Foram dias de intensos e calorosos debates em torno das propostas votadas, divididas em quatro eixos temáticos: implementação do Sistema Nacional de Cultura, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais, cultura e desenvolvimento. A conferência buscou dentro desses eixos a valorização e reconhecimento da Cultura Nacional.

A Conferência Nacional começou bem antes das discussões federativas, com a etapa Municipal e Intermunicipal de debates. A secretária de Cultura, Esportes e Turismo, Catiuscia Milioli Presa, disse na Conferência Municipal, realizada em julho, que as propostas sugeridas serão direcionadas ao município e serão desenvolvidas em curto, médio e longo prazo. “Vamos valorizar a nossa arte, os nossos artistas, a cultura local, que são muito importantes para nós”, comentou a secretária, afirmando que todos os participantes demonstraram o seu comprometimento com a cultura do município.

O evento contou com a participação da ministra da Cultura, Marta Suplicy, onde falou sobre o Vale-Cultura, programa que tem alta adesão de empresas de pequeno porte, entre outros fatores importantes que foram pautados.

O Paraná teve 31 delegados eleitos representado o estado, além dos delegados natos que são os representantes e que fazem parte da comissão do Ministério da Cultura.

No domingo (1ª) ocorreu a votação das principais propostas de cada eixo temático. Após a leitura e análise, cada representante pode votar em cinco propostas de cada eixo. No total foram 64 propostas aprovadas, sendo destacadas as cinco priorizadas em cada um dos quatro eixos.

O documento foi publicado duas horas após o término da conferência pela Secretaria de Políticas Culturais (SPC/MinC).