
A população são-miguelense recebeu nessa semana mais uma boa notícia. A saúde pública do município São Miguel do Iguaçu passa a contar com mais um médico, do programa Mais Médico do Governo Federal.
É o Dr. Mansur Rahal, brasileiro, descendente de libaneses, que se formou em 2008 na cidade de Curitiba. Seus pais residem em Foz do Iguaçu há mais de 50 anos. Nos últimos seis, Mansur morou e trabalhou no Canadá e agora está em São Miguel para se somar aos outros 33 médicos que já atuam no município.
Mansur conta que sua primeira impressão da cidade foi muito boa e os novos colegas de trabalho foram bem receptíveis. “Eu pretendo ajudar a população no máximo que puder, não só atendendo as consultas, mas também orientando ao paciente”.
A enfermeira Helen de Oliveira, responsável pelo Posto de Saúde Central disse que a vinda do médico irá diminuir o tempo de espera dos atendidos. “Ajuda muito com o fluxo de atendimento, porque na verdade nós tínhamos apenas dois médicos atendendo no período da manhã, agora o doutor Mansur vai ajudar”.
A enfermeira ressalta que a população tem embutida a ideia de que o Posto de Saúde Central é um Pronto Atendimento 24 horas e que todo paciente que chegar lá, será atendido. “É isso que a gente tem que desmistificar, porque a população do centro já é bem grande”.
Agora, o Posto de Saúde Central conta com quatro médicos por período, além dos cinco plantonistas do Pronto Atendimento.
A Secretária de Saúde, Maria Elisabete de Borda ficou contente com a notícia, ainda mais por saber que o médico é brasileiro. “É um motivo a mais para comemorarmos. Ficamos felizes pela qualificação de todos os profissionais que chegaram à São Miguel, mas principalmente quando vem profissionais brasileiros pela afinidade que têm para com os são-miguelenses, além de que já conhecem bem a realidade do nosso país”. Ainda segundo a secretária, Mansur é um grande profissional que veio somar na saúde pública e atenção básica do município.
O município recebeu, ao todo, 11 médicos do ‘Mais Médicos’; três são brasileiros. Entre especialistas, plantonistas, clínicos gerais e PSFs, a população são-miguelense conta agora com 34 médicos à sua disposição.
“Estamos reformulando a saúde pública em nossa cidade. O atendimento já está à altura do que nossa população procura, mas vamos melhorar ainda mais, com a capacitação dos profissionais recém contratados por concurso público, requalificando os (médicos) estrangeiros, exigindo mais do nosso pessoal e estes conseguido atender o anseio do nosso povo”, garante Elisabete.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Tallini Klassmann
Atualizado às 16:13
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter