A cidade de São Miguel do Iguaçu sediou nesta quarta-feira (24) o 5º Encontro Regional de Turismo Rural, no CTG Querência Amada. O evento, promovido pelo Instituto Emater, Prefeitura de São Miguel do Iguaçu e Governo do Estado, teve um público estimado de 400 pessoas de toda a região Oeste. O debate do Encontro foi voltado ao incentivo e desenvolvimento do turismo rural regional.

 

O evento contou com a presença do prefeito Claudio Dutra, o vice-prefeito Maurão Remor, o deputado estadual, Elton Welter, o gerente regional da Emater, Renato Jasper, o chefe da Seab/Cascavel, Eder Bublitz, o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, o coordenador regional do Senar, Francisco Pelição, secretários municipais, vereadores, representantes da Aprosmi, Unioeste, Cresol, Sicredi, Adetur, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e demais autoridades locais e regionais.

 

A abertura foi abrilhantada com a apresentação do Coral Indígena de São Miguel do Iguaçu. Outros grupos de danças da região também se apresentaram durante a programação. Realizado anualmente, a próxima edição do Encontro Regional de Turismo será realizada em Foz do Iguaçu, escolhida pelos participantes ao final do evento.

 

Quem compareceu ao Encontro pode prestigiar também a Feira de Sabores e exposição de produtos orgânicos e coloniais, que reuniu uma grande diversidade de produtos e prossegue nesta quinta-feira (25) no CTG Querência Amada.

 

A programação do evento contou com palestras sobre os avanços no turismo rural na região Oeste, adequações das propriedades rurais, ações do Governo do Estado voltadas ao setor, turismo rural como fonte de riqueza e exemplos bem sucedidos, e influência do Parque Aquático de Itaipulândia no desenvolvimento rural da macrorregião.

 

Em seu pronunciamento, o deputado Elton Welter disse que o setor de turismo já teve um bom avanço mais ainda precisa caminhar. “Se a gente conseguir trazer a questão do turismo de Foz do Iguaçu para a região, criar um roteiro integrado, os turistas podem visitar as propriedades rurais da região, que já são referência. A ideia é aperfeiçoar isso. E os diagnósticos que são ainda gargalos, tentaremos ajudar por meio do Bloco de Agricultura Familiar, junto a todos os deputados estaduais”.

 

O gerente regional da Emater, Renato Jasper, afirmou que o turismo rural na região ainda está engatinhando e é ligado à questão gastronômica, o que considera fundamental. “É importante que numa região produtora como a nossa, hoje com uma agricultura diversificada, também esteja aproveitando as suas culturas, história, natureza, gastronomia e produção de alimentos pela agricultura familiar. Temos tudo para aproveitar as potencialidades que existem em nossa região”.

 

O prefeito Claudio Dutra falou da satisfação e a importância para o município em sediar o Encontro Regional de Turismo. “Este tipo de evento é uma oportunidade para o desenvolvimento do setor e a troca de experiências e conhecimentos”. Conforme Dutra, São Miguel possui um grande potencial no turismo rural. “Contamos com a maior colônia de produtores orgânicos da região, por intermédio da Aprosmi e apoio da Prefeitura. Vamos continuar incentivando os produtores rurais e empreendedores do turismo, cuidando das nossas estradas e articulando parcerias com as entidades e poder público para desenvolvermos ainda mais este setor tão importante para a economia do município”.

 

O 5º Encontro Regional de Turismo Rural possui o apoio da Aprosmi, Cresol, Fetaep, Sicredi, Unioeste, Senar/PR, UFPR, Parque Aquático Termal Lago de Itaipu, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, IAP, Adetur Cataratas e Caminhos e Itaipu Binacional.

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO


Compartilhe

Google+