Os três primeiros meses de 2013 foram movimentados na Agência do Trabalhador de São Miguel. O setor superou o índice regional de contratações.

Conforme a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, durante o primeiro trimestre, das 468 vagas disponíveis, a Agência do Trabalhador de São Miguel conseguiu colocar 204 trabalhadores, o que corresponde a 43,59% das colocações. Este índice supera municípios da região como Foz do Iguaçu (8%), Santa Terezinha de Itaipu (17%), Itaipulândia (10%), Entre Rios do Oeste (22%), Missal (2%) e Pato Bragado (23%). Os dados são do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

No mês de janeiro, a agência viabilizou 88 novos empregos, em fevereiro 52 e março 64, totalizando 204 contratações, que somadas correspondem a uma média de 68. O índice que supera a meta mensal do setor, que é de 42 colocações.

Diariamente, cerca de 30 a 40 pessoas passam pela agência que, além de movimentar o mercado de trabalho, encaminha seguro desemprego e emite carteira de trabalho. Atualmente, o SINE de São Miguel oferece vagas que estão há muito tempo em aberto, como eletricista de automóveis, marceneiro, soldador, serralheiro e atendente de farmácia, pela falta de qualificação ou de experiência dos candidatos.

Segundo o gerente da agência, Marcelo Rohde, quem busca emprego através da Agência do Trabalhador tem maior chance de consegui-lo. “Os profissionais oferecem orientações com relação aos encaminhamentos e documentação necessária, além de analisar as vagas de acordo com o perfil dos candidatos, o que faz com que 85% dos que procuram a agência consigam um trabalho”, informou.

As vagas de emprego podem ser acessadas através do site do SINE [www.sine.pr.gov.br/sets/agencia], buscando pela agência de São Miguel do Iguaçu.

A Agência do Trabalhador é veiculada à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços da Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu.