O Fórum Social Mundial, tradicional evento promovido por organizações sociais, na cidade de Porto Alegre, com o apoio do governo brasileiro e a participação de delegações de todo o mundo contou com a presença de aproximadamente 40 mil pessoas teve representante de São Miguel do Iguaçu.
Trata-se de Leonice Solange Lenz que esteve presente no evento entre os dias 24 a 28 de janeiro e cuja temática foi a “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”.

O Forum Social Mundial já se consolidou como ponto de debates e apresentação de sugestões para os problemas sociais e ambientais desde 2001 e reúne líderes mundiais, sociólogos, filósofos, políticos e estudiosos.

Para Leonice que é professora municipal e gestora de educação ambiental em São Miguel do Iguaçu, – “o Fórum contou com vários eventos simultâneos, entre eles o Fórum Mundial da Educação, de Economia Solidária, Cidades Sustentáveis, A II Jornada Preparatória do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e responsabilidade Global e foi fundamental para a nossa visão como agentes multiplicadores. Podemos considerar que nossa participação enquanto BP3 trará novos rumos para o nosso município e a região, onde somos referência de sustentabilidade pelas ações desenvolvidas nas microbacias, na agricultura orgânica e principalmente na Educação Ambiental, pois é preciso cada vez mais ações para melhorar as condições de vida da Mãe Terra” – afirma.

Ela destacou com grau de importância no Fórum Social Mundial a presença da Presidenta da República Dilma Roussef, além da secretaria do meio ambiente do Rio Grande do Sul, Jussara Cony, presente durante todo o evento e acompanhando os trabalhos com toda comitiva da BP3/ Itaipu Binacional.

Destaque também ao grupo de gestores de Educação Ambiental que expuseram os trabalhos desenvolvidos na região da Bacia Paraná 3, e que deram notoriedade internacional ao programa.

A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina da Silva e o filósofo, pedagogo e professor Leonardo Boff estavam entre os palestrantes do Fórum e ambos enfatizaram que “Um outro mundo é possível” com a participação de todos os cidadãos do Planeta inclusive dos que escrevem as leis.

Leonice agradeceu ainda o Governo Municipal, a Secretaria de Educação a Itaipu Binacional, os Gestores de Educação Ambiental, o Conselho dos Municípios Lindeiros e toda a equipe BP3 pela oportunidade de participar mais uma vez de um evento de tamanha magnitude, buscando e compartilhando conhecimentos.