O Departamento de Turismo de São Miguel do Iguaçu e a Secretaria de Estado de Turismo (Setu) realizam nos dias 12 e 13 de julho o Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, o CADASTUR.

 

Executado pelo Ministério do Turismo, o CADASTUR se tornou obrigatório conforme disposto nos artigos 21 e 22 da Lei n.º 11.771, de 17 de setembro de 2008.

 

O cadastro é simples, gratuito e tem como objetivo formalizar, legalizar e ordenar turísticos de todo o país, reunindo todos àqueles que estejam legalmente constituídos e em operação.

 

O Sistema recebe cadastros obrigatórios dos prestadores de serviços turísticos das seguintes atividades: Meios de Hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café); Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Guias de Turismo.

 

Em caráter opcional, também poderão se cadastrar Restaurantes, Cafeterias e Bares, Centros de Convenções, Parques Aquáticos, Estruturas de Apoio ao Turismo Náutico, Casas de Espetáculo, Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos, Locadoras de Veículos para Turistas.

 

Segundo a responsável pelo departamento de turismo de São Miguel Dayane Passos, tanto para quem já está cadastrado como para quem irá realizar pela primeira vez o seu cadastro é necessário que esteja em dia e em mãos os documentos como: Alvará, CNPJ, Contrato Consolidado, ou na falta deste, Contrato Social e alterações.

 

“Para facilitar a realização desta ação, o departamento de turismo ficará a disposição nos dois dias para atender as empresas e profissionais do setor de turismo. Para maior comodidade, os empresários poderão agendar o horário das visitas nos próprios estabelecimentos para a realização ou renovação do cadastro, pelo telefone 3565-2429 ou 3565-6590 e falar comigo”, orientou Dayane.

 

Benefícios

 

O cadastro é excelente fonte de consulta do mercado turístico brasileiro;

Visibilidade para o seu negócio, por meio dos sites www.cadastur.turismo.gov.br e www.viajelegal.turismo.gov.br;

Oportunidades de qualificação, por meio dos programas e projetos oferecidos por diversas áreas do MTur;

Acesso a linhas de crédito junto a bancos oficiais;

Classificação dos meios de hospedagem;

Oportunidades de negócios e acesso a mercados nacionais e internacionais;

Credibilidade de que a empresa está formalizada e que está operando de acordo com as leis brasileiras; e

Informações e apoio por meio de um Ambiente de Negócios online restrito aos prestadores que estão com o cadastro regular.


Compartilhe

Google+