A Prefeitura de São Miguel do Iguaçu viabilizou o transporte e o acompanhamento de um grupo de 40 pessoas ao Mutirão da Cidadania em Foz do Iguaçu, na segunda-feira (10). A ação promovida pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura daquele município prestou serviços de documentação, direito, saúde e cultura, todos gratuitos para a população da região.

 

Para que os munícipes de São Miguel do Iguaçu pudessem participar do evento, a Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou cadastramento dos interessados no dia 03 de junho, após divulgação nas reuniões de conselhos e nas rádios locais. Um dos serviços de grande procura do Município foi o de regularização de documentos para filhos de brasileiros que nasceram no Paraguai, opção de nacionalidade e casamento comunitário.

 

Conforme a assistente social, Paula Regina Basso Godoi, da Secretaria Municipal de Assistência Social, esse tipo de serviço tem grande relevância social, uma vez que essas pessoas conseguiram garantir o direito de cidadania, através da documentação brasileira. “Com a documentação em mãos, essas pessoas passam a ter acesso a um direito humano essencial”, disse.

 

Segundo relato da assistente social, as pessoas ficaram emocionadas por terem conseguido regularizar a situação dos familiares.

 

A dona de casa Cassilda da Luz Siebre foi ao Mutirão para tentar a certidão consular dos quatro filhos. “Agradeço muito a ajuda e o encaminhamento das assistentes sociais, pois fazia muito tempo que eu tentava e não dava certo. Graças a Deus consegui a certidão dos meus filhos e agora posso ver os outros documentos”, comemorou Cassilda.

 

A situação de Vanessa Fátima Janke Nascimento foi um pouco diferente. Ela buscou o atendimento para regularizar a documentação dos filhos, no entanto, Vanessa possuía algumas pendências. “Ainda não tinha registro brasileiro e por isso não poderia arrumar os dos meus filhos. Há muitos anos vinha tentando e essa era a última chance. Agora com a minha certidão, vou fazer o meu RG, CPF, Carteira de Trabalho e depois dar entrada nos documentos dos meus três filhos”, desabafou Vanessa, ao agradecer o auxílio das assistentes sociais.

 

Furto de computadores – O Mutirão da Cidadania acontece em diversas cidades do Estado. Nesta edição em Foz do Iguaçu, o evento sofreu com o furto de alguns computadores, o que acabou prejudicando o atendimento na segunda-feira. Mesmo assim, os moradores de São Miguel do Iguaçu e os profissionais da Prefeitura que os acompanharam aguardaram até o período da tarde para serem atendidos, momento em que a grande maioria das pessoas que esperavam no local já havia sido dispensada.

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO


Compartilhe

Google+