Apesar de figurar entre os municípios com carência de médicos com especialidades, São Miguel do Iguaçu acaba de ganhar destaque na área de saúde. Foi o único município paranaense a se utilizar do PROVAB – Programa de Valorização da Atenção Básica para contratação de médicos para o serviço básico de saúde.

 

Há 3 anos o governo de São Miguel do Iguaçu vem promovendo ações para suprir a falta de um hospital na cidade que tem cerca de 27 mil habitantes e procura atrair novos médicos para a área de saúde básica. Essa missão é o maior desafio da secretária de saúde Inês Iora Stock que colocou São Miguel do Iguaçu como o único no estado a contratar médicos entre 90 municípios paranaenses cadastrados no PROVAB.

 

Ela foi incumbida pelo prefeito Armando Polita de promover a qualidade do serviço básico de saúde, mesmo diante do quadro que por sinal é momentâneo – um hospital de alta complexidade com mais de 300 leitos está sendo construído e deve disponibilizar os serviços básicos de saúde até o próximo mês de agosto.

 

Com um grupo de profissionais deficitário para atender a demanda, o município fez inscrição no Programa de Valorização da Atenção Básica e hoje já colhe os primeiros resultados com a contratação do casal de médicos, Renato Migliore e Carla Pereira, formados no interior de São Paulo.

 

A secretária, Inês Iora Stock comenta as vantagens que o programa oferece e até admite contratar mais dois médicos pelo mesmo processo. “Os dois lados ganham com o PROVAB. O município ganha com mais profissionais e os próprios médicos são incentivados a enfrentar o desafio de atuar em lugares onde muitas vezes não tem aparato suficiente para a prática de uma medicina de qualidade”, afirma.

 

O Dr. Renato se diz satisfeito com o trabalho encontrado na unidade de saúde do bairro Santa Catarina com 1600 famílias cadastradas o que torna a unidade a maior em atendimento no município. Ele pretende cumprir o prazo contratual do programa e tem expectativa de continuar. “Estou me sentindo muito bem aqui. O que a prefeitura me prometeu, está cumprindo. Tenho planos de concluir a minha residência e dar andamento ao que foi proposto pela secretária Inês que é melhorar os serviços do Programa Saúde da Família”.

 

O que é o PROVAB?

O PROVAB tem algumas deficiências. O Dr. Renato, por exemplo, reclama da falta de divulgação. “Eu mesmo fiquei sabendo do programa através de um colega de plantão médico em São Paulo. A maioria dos municípios que procurei havia poucas informações” afirma.

 

Criado pelo governo federal em 2011 o programa busca incentivar profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros e dentistas recém-formados a trabalhar nos municípios do interior. Para isso o programa oferece bolsas e cursos de especialização, além de pontos de qualificação para concursos de residência.


Compartilhe

Google+