O município de São Miguel do Iguaçu é destaque nacional em exemplo aos programas de saúde. O Ministério da Saúde encaminhou uma carta ao município descrevendo o fato, com ênfase para o Programa Nacional Mais Médicos do Governo Federal.
São Miguel do Iguaçu foi contemplado com 11 profissionais pelo Programa ‘Mais Médicos’. Destes profissionais, oito já estão atuando nas Unidades de Saúde da cidade.
De acordo com a Secretária de Saúde, Maria Elisabete de Borba, com estes novos profissionais, a município passa a contar com 31 médicos à disposição da população. “Nós queremos que não faltem mais consultas médicas nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), porque a procura é muito grande e agora estaremos suprindo a necessidade da nossa população”, comenta Elisabete.
Além dos novos médicos, o índice de vacinação foi atingido acima de 95%. A campanha de vacinação antirrábica também foi atingida acima de 85%. Mortalidade materna infantil teve redução abaixo de uma pessoa, que é o indicado pela OMS – Organização Mundial de Saúde. O acompanhamento pela Secretaria de Saúde das desnutrições dos programas SINAN e SISVAN, Bolsa Família do Município, atingiu seu nível acima de 88%.
Demais programas foram encaminhados para o Ministério de Saúde, como: a Cobertura de 100% do Programa Saúde de Família, o NASFI – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, CAPIS – Centro de Atenção Psicossocial e, também as prestações de conta apresentadas dentro do período que o Tribunal de Contas exige.
“São Miguel do Iguaçu atingiu suas metas superiores ao que preconiza o Ministério da Saúde. Por esse motivo a cidade foi contemplada como ‘Município destaque do Brasil’”, afirma a secretária.
Ela também lembra a questão dos índices do mosquito da dengue. “No começo do ano quando assumimos o cargo na Secretaria de Saúde o índice do mosquito da dengue estava em 11.7% e, após 12 meses, estamos com 1% da proliferação do mosquito”, relata.
Para o prefeito Claudio Dutra o destaque nacional que São Miguel recebeu demonstra o bom trabalho que a equipe de saúde realiza. “É muito gratificante esse reconhecimento. Parabéns a todos os funcionários por cumprir todos os requisitos que o Ministério da Saúde exige. A saúde na nossa cidade é prioridade e estamos contentes que a população está sendo mais bem atendida. Esse é o nosso compromisso”, conta Dutra.
No dia 15 de janeiro de 2014 uma equipe do Ministério de Saúde vai estar presente na cidade fazendo um rastreamento e um mapeamento em todas UBS’s, sobre a realidade atual da saúde de São Miguel do Iguaçu. Baseado nos dados coletados, o Ministério poderá fazer um reajuste no valor repassado a saúde, que hoje é R$ 53 mil do pague fixo, e pode chegar a R$ 136 mil após a avaliação.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter