O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Saúde, está com os seus profissionais percorrendo os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) para realizar a vacinação das crianças de 1 a 4 anos contra a poliomielite e, ao mesmo tempo, atualizar as carteirinhas de vacinação.

Esse trabalho visa aumentar o número de vacinados, tendo em vista que no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação, realizado em 20 de agosto, a meta ficou em 60% dos 95% esperados.

E a ação descentralizada está surtindo efeito. Em dois dias de trabalho, foram vacinadas 60 crianças em dois CMEI’s. A atividade será realizada nos seis Centros do município até a próxima sexta-feira, 02.

A mamãe da Luiza, de 03 anos, que tomou a vacina da Pólio nesta quarta-feira, 31, Daniela Mathias, disse que não havia levado a filha no dia da vacinação porque ela estava gripada e durante os outros dias tem que trabalhar o que acaba dificultando. Ela achou essa ideia muito válida. “Procuro sempre deixar o calendário de vacinação da minha filha em dia porque previne as doenças”.

A enfermeira Iara Campos da Silva destacou que essa atividade vai buscar essas crianças que, por um motivo ou outro, não tomaram a vacina. “Precisamos atingir a meta porque a vacinação é fundamental na vida de todos”.

A diretora do CMEI Maridi Mendes Leandro, Jucilene dos Anjos, contou que toda a equipe se mobilizou para esse trabalho da secretaria. “Mandamos um bilhetinho para todos os pais avisando da vacinação”. Ela lembrou que foi mais uma grande oportunidade para os pais vacinarem seus filhos.

Para a coordenadora de Imunização do município, Lucinei Aparecida da Silva, essa vacinação itinerante tem o objetivo de aumentar o número de vacinados e com isso manter erradicada a Poliomielite em nosso país. “Queremos atingir pelo menos os 95% de crianças vacinadas como preconiza o Ministério da Saúde. A poliomielite só permanecerá erradicada se todas as crianças forem vacinadas”.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação está sendo desenvolvida de segunda a sexta-feira na Clínica de Especialidades e em todas as Unidades Básicas de Saúde, no horário de atendimento das salas de vacinação, e segue até o próximo dia 09 de setembro.