O plenário da Câmara de Vereadores foi palco da audiência pública da Assistência Social, realizada na última sexta-feira, 10 e que contou com a presença do governo municipal, através do executivo, secretária e equipe técnica da pasta.
Entre os destaques da audiência estava a presença do público que compareceu em bom número, contrastando com a realidade de outras audiências públicas onde a presença das pessoas é mínima, mesmo com a ampla divulgação.
Para a Secretária de Assistência Social, Nailor Teresa Polita – “a prática das audiências públicas é uma exigência da legislação e nos estamos fazendo a nossa parte juntamente com a nossa equipe dentro da maior transparência. A população precisa saber onde os gestores estão investindo os recursos públicos.” – analisa a secretária que se mostrou satisfeita com a presença do público – cerca de 40 pessoas entre vereadores, técnicos, conselheiros municipais e lideranças da comunidade -.
O prefeito Armando Polita salientou que é do maior interesse do governo repassar a população dados, recursos e atendimentos de cada secretaria, numa verdadeira demonstração de transparência do governo.
O prefeito parabenizou toda equipe da secretaria que segundo ele – “está realizando um belo trabalho beneficiando a população que merece atendimento social de qualidade” – afirmou.
Os números
O relatório apresentado considera todas as atividades realizadas pela Secretaria e os conselhos municipais jurisdicionados como: CMAS; CMDCA; CMDI e COMSEA.
Também considera as ações sociais desenvolvidas nos diversos setores, desde o órgão gestor incluindo os programas PAIF, Bolsa Família; Terceira Idade; Clube de Mães; Projovem; Centro de Produção de Alimentos, Central Funerária e outros.
Pelos dados que estão à disposição da população na Secretaria o número de cadastros aumentou no mês de outubro. Naquele mês foram 82 famílias contra 43 registros em novembro e 38 no mês seguinte, dezembro.
Foram encaminhados 184 casos através do serviço jurídico gratuito, 139 pessoas foram beneficiadas pelo Programa Estadual Leite das Crianças e ainda 177 cidadãos tiveram acesso e orientação para documentos pessoais como: RG, CPF e RG de estrangeiros e segunda via de documentos.
O relatório aponta ainda que no mês de outubro o número de encaminhamentos para medidas socioeducativas, pelo Conselho Tutelar, foi superior aos meses de setembro, novembro e dezembro com 34 encaminhamentos.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, também tem registros significativos no quadrimestre. Foram 314 encaminhamentos continuados na área de Psicologia, 289 atendimentos especializados de Assistente Social e ainda 265 atendimentos através do educador social.
O Conselho Tutelar registrou no período um total de 510 atendimentos, sendo que o mês de maior incidência foi novembro com 241 casos. Pelos registros o mês de setembro foi o mais calmo para os conselheiros tutelares com 28 casos apenas.
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