A Prefeitura de São Miguel do Iguaçu quer documentar a história do município. Além de já contar com o acervo do Museu Histórico Municipal, a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo vai atualizar, a partir deste mês, seus dados e buscar mais informações com moradores e lideranças das comunidades do interior do município e também da cidade.

 

Conforme a secretária Cultura, Esportes e Turismo, Catiuscia Milioli Presa, a ideia é movimentar o Museu, com a atualização de suas peças e informações, e também registrar a história do município através de um documentário para cada uma das comunidades. A demanda, segundo Catiuscia, partiu do interesse de alunos que visitam o Museu em saber mais sobre seu acervo.

 

“Estamos chamando os líderes comunitários, do interior, para vir até o Museu, trazer fotos, informações das comunidades. Queremos saber o porquê do nome da localidade, a data de fundação, o primeiro casamento, quem construiu a primeira igreja. O nosso objetivo é desenvolver um documentário de cada comunidade, que será posteriormente lançado no site da Prefeitura e também exibido dentro do Museu Municipal”, explicou Catiuscia.

 

A secretária de Cultura afirma que é importante documentar os registros históricos do município “para que, daqui alguns anos, quando muitos já não estiverem vivos, possamos ter a história de nossas comunidades registradas e podermos passar isso aos filhos e netos dos moradores”.

 

O trabalho de busca de dados também será feito em cada praça da cidade. “Queremos resgatar a história da cidade, pois tem a ver com a nossa cultura. Isso precisa ser documentado para não ser esquecido. O nosso interesse é que haja mais interesse das pessoas em visitar o Museu Histórico Municipal”, completou a secretária de Cultura.

 

Os presidentes das comunidades e outras lideranças podem entrar em contato com o Departamento de Cultura, pelo telefone 3565-2429, ou ir até o Museu Histórico Municipal, localizado no Paço Municipal Abel Bez Batti.

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO


Compartilhe

Google+