A secretaria municipal de Planejamento de São Miguel do Iguaçu promoveu nesta quarta-feira, 17, uma palestra no auditório da Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu (ACISMI), com a presença de secretários e diretores de planejamento de vários municípios da região.

O tema foi: ‘Pavimento de Concreto Urbano’, ministrado por Alexsander Maschio, gerente Regional Sul da Associação Brasileira de Cimento Portland. Ele detalhou as vantagens da pavimentação das ruas das cidades com o concreto como, por exemplo, durabilidade, segurança no trânsito, conforto, preço baixo, entre outros.

Segundo Alexsander, o concreto é uma alternativa para o asfalto tendo em vista que esse é de alto custo, além de trazer outros problemas. “O asfalto é derivado do petróleo, que é altamente poluente e degrada o meio ambiente na mesma proporção que prejudica a nossa saúde, além de possuir um custo benefício elevado, depois de sua instalação é necessário fazer manutenções em períodos de certa frequência”.

O concreto, explica Alexsander, em seu ciclo de vida, é 13% mais eficiente que o asfalto conforme demonstra estudo. “Com isso, a economia de energia elétrica na iluminação pública e sinalização varia de 30 a 60%. Também a coloração clara proporciona menor absorção de calor, melhorando o conforto térmico das calçadas e ruas”.

Um dos municípios da região que é pioneiro na implantação do concreto é Guaíra. Lá foi colocado o concreto nas ruas de um residencial. “Foi um diferencial considerável e que trouxe diversos benefícios. A ideia é implantar em todos os novos loteamentos do município”, conta a diretora de obras, Adrieli Zanco Ribeiro.

Para o secretário de Planejamento de São Miguel do Iguaçu, Gunar Henrique Guedes, o objetivo do evento foi compartilhar conhecimentos e trazer outros meios construtivos para as cidades. “A camada asfáltica está se tornando inviável aos municípios, principalmente pelo alto custo e a constante manutenção”.

Na oportunidade foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre o Governo Municipal e a Associação Brasileira de Cimento para treinamento dos técnicos quanto à questão do Pavimento de Concreto Urbano.

Estiveram também presentes ao evento o prefeito, Motta; vice-prefeito, Cláudio Rodrigues, e os secretários municipais de Indústria, Comércio e Turismo, Valcir Teixeira; e de Assistência Social, Adriana da Silva Motta.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Obra de pavimentação asfáltica entre Santa Rita e ... Os trabalhos de pavimentação asfáltica na estrada rural que liga as comunidades Santa Rita e Linha Paulistana, no interior de São Miguel do Iguaçu, e...
São Miguel conquista mais de R$ 3 milhões em verba... Uma comitiva liderada pelo prefeito de São Miguel do Iguaçu Motta, esteve na última semana em Curitiba cumprindo extensa agenda de compromissos para ...
Governo Municipal inicia revitalização da Avenida ... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu deu início ao projeto de revitalização da Avenida Willy Barth, no centro, com a readequação das calçadas,...
Prefeito Motta acompanha aplicação de pavimentação... O prefeito de São Miguel do Iguaçu, Boaventura Motta, esteve acompanhando na tarde desta quinta-feira, 11, os trabalhos de aplicação de pavimentação ...

Compartilhe

Google+