A Secretaria de Saúde de São Miguel do Iguaçu iniciou nesta sexta-feira (8) a campanha “Carnaval Consciente. Proteja-se. Use sempre camisinha”. O objetivo é orientar a população sobre o uso de preservativos para evitar a transmissão de doenças e a oferta da realização de testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde do Município.
Nesta sexta-feira, no calçadão ao lado da Prefeitura (em frente ao Banco do Brasil), equipe de profissionais da Saúde distribui panfletos, preservativos e também orienta os munícipes sobre as doenças suscetíveis ao Carnaval, além de aferir a pressão arterial. As atividades também estão distribuídas em outros pontos estratégicos da cidade, como: rodoviária, supermercados, Secretaria de Saúde e Posto de Saúde Central/Pronto Atendimento.
Os profissionais também estão intensificando a realização de testes rápidos em algumas unidades de Saúde. Com o teste rápido, a pessoa fica sabendo se tem ou não o HIV (vírus da AIDS), agiliza o diagnóstico da sífilis e das hepatites B e C. A vantagem está na rapidez do resultado.
A campanha prossegue durante todo o final de semana até a terça-feira de Carnaval. Os Agentes Comunitários de Saúde, identificados, irão realizar panfletagem sobre HIV, dengue e hepatites virais, além de distribuir preservativos no Terminal Turístico de Ipiranga, das 16:00 às 20:00.
Conforme os profissionais de Saúde, há uma tendência de distanciamento e de negação da população em relação às DST’s e ao HIV/AIDS nesta época de festas de Carnaval. A campanha alerta que a pessoa com HIV, mesmo não tendo AIDS, pode transmitir o vírus. O mesmo acontece com a sífilis e as hepatites B e C, que apesar da pessoa muitas vezes não apresentar sintomas, transmite a doença. Por isso, a importância da camisinha em todas as relações sexuais.
A Secretaria Municipal de Saúde conta com a conscientização de toda a população. “Carnaval Consciente. Proteja-se. Use sempre camisinha.”
Assessoria de Comunicação
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter