
A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu emitiu uma nota esclarecendo algumas dúvidas sobre Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, sendo um órgão integrante da Rede Atenção às Urgências e Emergências implantado em todo território nacional.
De acordo com a Portaria Nº 2.026, de 24 de agosto de 2011, o SAMU tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras), que possa levar a sofrimento a sequelas ou mesmo à morte, mediante o envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número ‘192’ e acionado por uma Central de Regulação Médica das Urgências.
A Central, estrutura física constituída por profissionais (médicos, telefonistas auxiliares de regulação médica e rádio-operadores) capacitados em regulação dos chamados telefônicos que demandam orientação e/ou atendimento de urgência, por meio de uma classificação e priorização das necessidades de assistência em urgência, além de ordenar o fluxo efetivo das referências e contrarreferências dentro de uma Rede de Atenção.
A Coordenadora do SAMU, Daniela Munarini, explica que esse protocolo é seguido nos demais municípios da 9ª Regional de Saúde, assim como, nas demais Regionais do Paraná e do Brasil. “É importante que a população entenda que os dados devem ser passados ao Médico Regulador, para que o mesmo possa realizar o encaminhamento do paciente, e também para que não ocorra utilização inapropriada desse serviço, uma vez que, é para regular as urgências e emergências, e não situações menos graves, pois se a ambulância estiver transportando pacientes que não precisam, quando realmente houver um caso clínico de urgência a ambulância estará ocupada”.
Daniela relata ainda que algumas pessoas que solicitam o atendimento não informam os dados ao Médico Regulador. “São importantes essas informações, até porque o paciente já está sendo atendido por um médico que facilitará o atendimento intra hospitalar”.
Deste modo, todas as ligações direcionadas para o número ‘192’ são direcionadas automaticamente para a Central de Regulação de Foz do Iguaçu, e as ocorrências são de lá repassadas para o município de São Miguel. “Não é possível o contato direto, pelo numeral ‘192’, de nossos munícipes com a equipe do SAMU que aqui presta serviços”, pontua a coordenadora.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR
Públicado às 10h50
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter