
Na tarde de ontem (06), o Secretário de Saúde Interino, Valdecir Lago também Secretário de Administração, participou da 23º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de São Miguel do Iguaçu. O Secretário usou a tribuna para esclarecer os serviços prestados pela prefeitura na área da Saúde.
Valdecir apresentou relatórios da saúde, através de 72 slides, explanando as obrigações com relação da Atenção Básica, onde se resolve 75% do problema na Unidade Básica de Saúde que é obrigação do Município. Atenção Média, são os serviços de especialidade, sendo obrigação do Estado. Também falou sobre a Atenção de Alta Complexidade, onde estão os serviços de maior complexidade, sendo os hospitais de referência que resolvem os 5% restantes dos problemas na saúde que é obrigação do Governo Federal.
O secretário mostrou aos vereadores e aos munícipes presentes, números de atendimentos na Secretaria, além de quantos exames laboratoriais pagos pelo município são liberados por mês. Sendo que o Município possui quatro farmácias credenciadas, os medicamentos liberados são os não existentes na farmácia básica, nem nas farmácias populares e nem os medicamentos que fazem parte dos de alto custo. Também é utilizado as farmácias credenciadas para fornecimentos de medicamentos por decisão judicial.
Dados fornecidos pelo SUS em outubro de 2014, mostra que 23.867 munícipes estão cadastrados no Sistema Único de Saúde – SUS.
Valdecir apresentou ainda números dos atendimentos que englobam a Secretaria de Saúde, sendo eles; SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Pronto Atendimento Municipal (UPA), Programa Saúde da Família (PSF), Agentes Comunitários da Saúde, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Centro de Especialidades Odontológica (CEO), Clinica de Especialidades, Bombeiro Comunitário Municipal, além da Frota da Secretaria.
O Secretário também falou dos investimentos que o Prefeito Claudio Dutra está fazendo na área da saúde, somando mais de R$ 8 milhões. “Todas as Unidades Básicas de Saúde estão passando por reformas, algumas até por ampliações. Construímos também um novo Posto de Saúde o Novo Mundo, Academias da Saúde, aquisição de equipamentos, aparelho de Raio X Digital, ambulância semi UTI, temos em processo de licitação de um veículo Van com capacidade mínima para 20 lugares destinados a transporte de pacientes em tratamento de saúde. Sem falar também na grande conquista do Hospital e Maternidade Municipal e o Pronto Atendimento Municipal que já estão sendo construídos”, salienta Valdecir.
Todos esses dados apresentados na Audiência Pública de ontem, podem ser acessados por qualquer cidadão no site da Prefeitura, no Portal Transparência Pública.
Ao final, o Secretário de Saúde Interino colocou-se a disposição da população e dos legisladores para demais esclarecimentos.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR
Publicado às 14h32
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter