O edital de licitação da nova concessão do Parque Nacional do Iguaçu (PNI) foi pauta de um encontro na última semana em Brasília, entre a bancada de deputados federais do Paraná, representantes dos municípios lindeiros ao Parque, do Ministério do Meio Ambiente, Casa Civil e BNDES.

Na oportunidade, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de São Miguel do Iguaçu, Valcir Teixeira, esteve na capital federal representando o prefeito, Boaventura Motta.

Entre os principais pontos que estiveram em debate, está a manutenção do passe comunitário, que prevê descontos nos ingressos cobrados aos moradores da região e a cobrança diferenciada aos brasileiros e turistas do Mercosul em relação aos visitantes de outros continentes, como a América do Norte, Europa e Ásia.

Outro ponto bastante discutido é a ampliação da possibilidade de exploração de atividades ao longo do Parque, através de atrativos turísticos que preservem e respeitem a natureza e automaticamente possam movimentar a economia dos municípios da região, além da discussão de um possível repasse da arrecadação diretamente para as cidades lindeiras, que tem custos com manutenção e investimentos para bem atender os visitantes.

‘É muito importante incluir novos pontos de atividades no Parque, seja próximo a comunidade Quilombola, onde já existia um atrativo, ou através de novos locais, como por exemplo, a abertura de trilhas, desenvolvendo diversas atividades em todo o território do Parque, é lógico, sempre de maneira sustentável, possibilitando o desenvolvimento do turismo e também de outras áreas correlatas, tanto no município, como também na região’, destacou, Valcir Teixeira.

A nova concessão terá duração de 30 anos, onde a empresa vencedora poderá explorar os atrativos ligados ao PNI, como por exemplo, a visitação nas Cataratas do Iguaçu.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Em menos de 60 dias, Administração Motta e Rodrigu... A Administração Municipal de São Miguel do Iguaçu liberou na tarde desta sexta-feira, 26, o trânsito de veículos na ponte sobre o Rio Pinto, na Rua M...
Conselho de Habitação apresenta novos membros e le... O Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social de São Miguel do Iguaçu realizou na tarde de sexta-feira, 06, a primeira reuniã...
Governo Municipal e Sebrae firmam Termo de Comprom... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu e o Sebrae/PR  (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná), firmaram na manh...
Parceria entre Administração e Senac vai disponibi... O prefeito de São Miguel do Iguaçu Motta, o vice-prefeito Claudio Rodrigues, e equipe de secretários receberam na terça-feira, 09, o gerente executiv...

Compartilhe

Google+