Representantes do Serviço Social do Comércio (Sesc-PR) apresentaram na manhã desta quarta-feira, 05, ao Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu um balanço dos atendimentos realizados pela Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher no município.

Em reunião realizada no gabinete do prefeito Boaventura Motta, o gerente-executivo do Sesc Medianeira, Guilherme Masson Vital, apresentou dados com todos os exames e seus respectivos resultados, além de entregar uma lembrança, que é um troféu com uma réplica do caminhão.

De acordo com o relatório, foram realizadas 335 mamografias em mulheres de 50 a 69 anos e outras 52 em mulheres de faixa etária distinta, totalizando 387 mamografias. Deste total, 366 exames tiveram resultado normal ou negativo, 19 foram inconclusivos e precisaram complementar com ecografia e 02 casos foram considerados suspeitos.

Também foram realizados 263 exames citopatológicos, sendo 247 em mulheres com idade entre 25 e 64 anos e 16 de faixa etária distinta. Do total, 240 apresentaram resultado normal, 16 precisaram de tratamento, 06 de uma nova coleta de exames, e um caso que foi indicada colposcopia para complementação de diagnóstico.

Guilherme Vital destacou que o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná está à disposição do município e tem também outras possibilidades de atendimentos móveis para as cidades que não tem uma unidade do Sesc. ‘O município é muito atuante, faz esse trabalho de prevenção e buscar recursos e ferramentas para fazer esse rastreamento e estamos sempre à disposição para atender a comunidade de São Miguel do Iguaçu’, relatou.

‘Queremos agradecer muito essa parceria que proporcionou que zerássemos a fila de mamografias naquele momento e chegarmos ao diagnóstico de duas pessoas, que estão sendo rastreadas, acompanhadas, dando seguimento aos cuidados’, agradeceu o diretor clínico do Hospital e Maternidade Municipal São Miguel Arcanjo, Dr. Pedro Matias de Araújo, que na oportunidade representou a secretária Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz.

O prefeito Motta, exaltou o bom atendimento prestado por toda a equipe que esteve no município e também agradeceu a parceria que foi muito importante para os cuidados com a saúde das mulheres. ‘Todas as nossas munícipes ficaram muito satisfeitas com o atendimento, meus parabéns pelo grande trabalho e muito obrigado pela parceria’, destacou.