Esta semana o Museu Histórico Municipal de São Miguel do Iguaçu foi espaço para a disseminação da cultura afro-brasileira. A 7ª Primavera dos Museus encerra nesta sexta-feira (27) e os organizadores comemoram o sucesso de visitação de escolas e comunidade durante toda a programação, iniciada na segunda-feira (23).
Os alunos que prestigiaram o acervo do Museu também participaram das aulas e oficinas de danças e máscaras. O ritmo da cultura afro-brasileira também envolveu os professores que buscaram, com a visita ao Museu, proporcionar o acesso a outros tipos de conhecimento. “Foi uma experiência muito válida. A maioria daquela comunidade é de origem alemã, portanto a cultura afro é uma coisa fora da realidade para esses alunos. E também vários deles ainda não conheciam o Museu”, afirmou a professora da Escola La Salle Viviane Ledur, da comunidade de Santa Rosa.
A secretária de Cultura, Esportes e Turismo, Catiuscia Milioli Presa, avaliou de forma positiva a realização da 7ª Primavera dos Museus. “Queremos sempre mais proporcionar o acesso à cultura. E para a próxima edição iremos melhorar alguns pontos”. Segundo ela, aproximadamente 15 escolas públicas e privadas, incluindo a Pestalozzi, prestigiaram a programação que contou também com apresentações culturais, exibição de cinema e documentário. “Os alunos, especialmente os da Pestalozzi, foram exemplos de superação nas oficinas de danças. Mostraram que todos podemos aprender mais e superar nossos limites”, disse Catiuscia. Na próxima semana, os responsáveis de cada escola irão buscar as máscaras pintadas pelos alunos.
A Primavera dos Museus foi promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, em parceria com o Ministério da Cultura, Sistema Brasileiro de Museus e Instituto Brasileiro de Museus.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter