Foram encerradas recentemente as atividades do projeto “Saúde e qualidade de vida dos idosos”, que envolveu idosos dos Clubes da Terceira Idade do município de São Miguel do Iguaçu.
O projeto foi desenvolvido por acadêmicos dos cursos de educação física, enfermagem e terapia ocupacional das Faculdades Unificadas do Oeste do Paraná (UNIGUAÇU), com sede aqui na cidade.
Os encontros semanais tiveram palestras sobre diversos temas, como: saúde e qualidade de vida na terceira idade; a importância dos projetos de vida na terceira idade; prevenção e controle da hipertensão arterial e do diabetes; orientação sobre a saúde mental e memória do idoso; prevenção e controle da depressão. Além dessas palestras, os idosos realizam exercícios físicos para prevenir diversas doenças.
Para o professor e coordenador do curso de Enfermagem, Jediael Camargo, o projeto proporcionou um crescimento pessoal e profissional. “Foi um bom trabalho e os idosos vinham motivados para realizar as atividades propostas”, completou Jediael. Ele destacou ainda que houve um desenvolvimento importante para a comunidade acadêmica. “Os participantes do projeto relatavam suas experiências aos estudantes que serviam de subsídios pedagógicos importantes”, destacou o coordenador.
O coordenador do curso de Educação Física, Gleison Ferreira, contou que o trabalho realizado foi um grande aprendizado. “Professores, coordenadores, acadêmicos e idosos tiraram belas lições das inúmeras atividades propostas durante a execução do projeto”, salientou Gleison.
A Coordenadora dos Clubes da Terceira Idade de São Miguel, Liliane Amboni Fontana Bernard, disse que o projeto foi de fundamental importância porque levou os participantes a entenderem o próprio corpo e que cada organismo necessita de tratamento diferenciado. Para o coordenador do curso de Terapia Ocupacional, Tiago Ribeiro, o grupo que participou foi muito receptivo com as atividades. “Uma boa participação dos idosos com excelente repercussão entre eles”, disse Tiago.
O projeto teve a parceria do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu. O objetivo, neste primeiro semestre de parceria, foi levar em forma de palestras e dinâmicas, informações acerca da saúde e qualidade de vida dos idosos.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Publicado às 10h33
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter